Ciência com viés missionário

Ciência com viés missionário

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 12:23

Além de cultura bíblica, programas da série Evidências tratam da defesa da fé

    CRISTIANISMO HOJE – Como surgiu o projeto Evidências? Rodrigo Silva –O programa surgiu de um sonho e de um propósito com Deus. Um propósito missionário.  Evidências surgiu para alcançar um público mais secularizado, que se sente atraído por documentários históricos e temas intelectuais. Mas a proposta cresceu para atingir crentes que gostam de estudar a Bíblia e jovens cristãos com dificuldades de argumentar a favor de sua fé num universo cheio de questionamentos antibíblicos.

  Nesses últimos tempos, quais foram as mais importantes descobertas que confirmaram os textos bíblicos? Há muita coisa interessante. Nos anos 1940, vieram à luz os Manuscritos do Mar Morto, que ajudaram a confirmar a confiança na transmissão do texto bíblico, uma vez que não temos mais os originais. Personagens como Balaão, Pilatos, Davi, Caífás e outros que tinham sua historicidade questionada pelos críticos já tiveram a existência confirmada pela arqueologia. Mais recentemente, tivemos a descoberta do túmulo de Herodes e de um ossário contendo o nome de Tiago, chamado "irmão de Jesus". Lugares, episódios e expressões também são confirmados e esclarecidos pela pá dos arqueólogos. Mas a maior parte dos achados, talvez 90%, ainda estão perdidos. Nunca foram encontrados e esse é um problema não só da arqueologia bíblica, mas de toda arqueologia em geral. A ação do tempo, o vandalismo, as guerras e os furtos têm dado fim a preciosidades que ajudariam a contar a história da humanidade.

Em termos de pesquisa, o que o senhor está fazendo agora? Atualmente estou na expectativa de pelo menos três campanhas arqueológicas. Uma que está escavando o que provavelmente será reconhecido como o palácio de Davi em Jerusalém. Outra, que espera achar os arquivos gerais de Hazor, material que iluminará a história das conquistas de Josué. Finalmente, há as escavações da Universidade de Andrews, na Jordânia, das quais tenho participado. Esse trabalho pode revelar a cidade de Hesbon, mencionada na Bíblia.

  E como serão os próximos programas da série Evidências? Para 2011, estaremos com um novo cenário e novos temas. O primeiro será sobre a vida do cientista Isaac Newton e sua fé no Deus relevado nas Escrituras. Esse foco apologético amplia os temas. A arqueologia é nosso carro-chefe, mas também tratamos de questões como a existência de Deus, o problema do mal, Jesus e a filosofia grega e a relevância da Bíblia num mundo pós-moderno.  

veja também