CNBB lança Campanha da Fraternidade 2011 em Belém

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2011 em Belém

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 11:12

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem em Belém a Campanha da Fraternidade 2011. Com o tema “Fraternidade e a vida no Planeta” e lema “A criação geme em dores de Parto”, mais uma vez a campanha vai tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente.

Luiz Carlos Dias, assessor nacional da CNBB, explica que o foco principal é com relação às mudanças climáticas e o aquecimento global. Pretendemos conscientizar nossas comunidades a respeito da gravidade desse problema para não só combatermos, mas exigirmos respostas concretas do poder publico acerca do assunto. Não podemos ficar consumindo sem nos preocupar com as futuras gerações”, disse.

O trabalho não deve ficar restrito somente à igrejas. “Nós temos alguns textos que serão trabalhados em forma de debate como forma de melhor compreender o problema. Além disso, nada impede que realizamos parceiras com organizações não governamentais para expandir a informação e, assim, o combate aos problemas ambientais”, explicou.

Nos últimos dez anos, a Campanha da Fraternidade já abordou temas como a água e a preservação da floresta amazônica. “Isso reflete a preocupação da Igreja com os assuntos de elevado interesse social. Quem escolhe o tema é a própria comunidade, a partir de alguns assuntos pré-selecionados. O problema do meio ambiente atingiu proporções antes inimagináveis. Precisamos cuidar agora, para evitar problemas depois”.

O padre destaca que os resultados são concretos. “Na época em que tratamos da água, estava-se discutindo no Brasil a questão da privatização da água. Acredito que a massificação das discussões ajudou a coibir o avanço desse projeto”. Até amanhã, acontece em Belém o encontro regional de multiplicadores, que deve reunir agentes de pastoral das Dioceses de Abaetetuba, Belém, Bragança, Castanhal, Cametá, Conceição do Araguaia, Marabá, Marajó, Macapá e Ponta de Pedras. LANÇAMENTO

A CNBB lançou ontem em Belém a Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “Fraternidade e a vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de Parto”. 

veja também