Colégio adventista desenvolve programa de educação alimentar

Colégio adventista desenvolve programa de educação alimentar

Atualizado: Quarta-feira, 22 Junho de 2011 as 9:48

Pelo quinto ano, o Colégio Adventista de Santa Maria desenvolve o projeto Amigos da Horta. Por meio da iniciativa, a escola vem despertando nos alunos o interesse em cultivar um estilo de vida saudável. Neste ano, o projeto envolve estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental.

Trata-se de um projeto amplo e interdisciplinar, conforme explica a professora Michele Brum Padilha, uma das orientadoras do programa. “Trabalha-se todas as áreas do conhecimento, como a ciência, a matemática, o português, a história, a geografia e a arte”, esclarece. Segundo a educadora, o trabalho desenvolvido na horta escolar reforça também as qualidades de organização e de planejamento, além de promover a conscientização quanto à responsabilidade que cada ser humano tem com a saúde de seu corpo. “Uma boa saúde começa com uma alimentação saudável”, acrescenta.

Além da importância de uma alimentação natural como meio de alcançar melhor qualidade de vida, as orientadoras do projeto, Michele e Cláudia Perobelli, procuram também explorar, na prática, aspectos como: a contribuição do solo como fonte de muitas riquezas, sendo a principal delas a nossa alimentação; o uso adequado dos recursos naturais para a obtenção de alimentos livres de agrotóxicos; a prática de hábitos de higiene com os alimentos antes de ingerí-los; a compreensão de que os alimentos são indispensáveis não apenas para a prevenção de doenças, mas também para curá-las; a consciência da importância de estabelecer horários para as refeições e que estas sejam realizadas em ambiente tranquilo; e o emprego de técnicas de reaproveitamento dos alimentos evitando o desperdício dos mesmos.

veja também