Coluna - Fabricia Silva: Eu sou um palhaço de Jesus!!! - 1ª parte

Coluna - Fabricia Silva: Eu sou um palhaço de Jesus!!! - 1ª parte

Atualizado: Terça-feira, 10 Fevereiro de 2009 as 12

"Todos os dias do aflito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo." - Provérbios 15:13-15 

Muitos pensam que ser palhaço é pura palhaçada!

Desde já digo que se você também pensa assim está totalmente enganado. Pode até não parecer, mas palhaço é coisa séria! 

Desde os primórdios o palhaço é visto por alguns como uma arte menor, um ser bobo que faz trapalhadas para chamar a atenção das pessoas. Mal sabem essas pessoas que ele é o ser mais inteligente da face da terra! Ao contrário de nós, o palhaço tem uma grande vantagem: pode ser integralmente sincero. Um grande exemplo disso é o bobo da corte. Se qualquer pessoa do reino fosse até o rei e falasse "algumas verdades" com certeza iria para a forca. Já o bobo podia falar tudo o que quisesse ao rei que não corria esse risco. O rei o ouvia, acatava e até achava graça em tudo aquilo. Que coisa, não?!

O palhaço é um ser sincero por natureza, que brinca com os defeitos que o ser humano adulto aprendeu a desprezar. Enquanto nós buscamos a perfeição, o palhaço busca a imperfeição.  

Por esse motivo, as pessoas, em especial as crianças, identificam-se tanto com os famosos palhaços de hospitais. Enquanto os adultos que a cercam (médicos, enfermeiras, pais) não respeitam o seu "não", o palhaço respeita. Se ela não aceita a brincadeira e pede para ele ir embora, ele vai. E ela tem a certeza que, no outro dia, ele voltará e perguntará a ela se pode ficar. E se ela deixar, ele ficará.  

Ser palhaço não é ser bobo. Ser palhaço é ser sincero e amigo. É respeitar os sentimentos do seu próximo. É brincar com o lúdico, o imaginário. O adulto é um ser lógico que não aceita seus erros e quer sempre se superar. Já o palhaço, quer apenas ser ele mesmo.  

E é por isso que o palhaço encanta tanta gente! O jeito cativante e ingênuo do palhaço leva as pessoas a sorrirem e se abrirem para o mundo. E quando isso acontece,  devemos aproveitar a oportunidade para lançar a semente de Jesus em seus corações. 

Para aqueles que gostariam de conhecer mais sobre a arte do palhaço e saber como utilizá-la para ganhar vidas para Jesus, indico o Ministério Terra dos Palhaços, do Marcos Botelho. Esse ministério faz parte dos Jovens da Verdade.

Site e contatos: www.terradospalhacos.com.br .

Nos próximos artigos, falaremos sobre esse assunto.

Fabricia Silv a é bacharel em publicidade e propaganda, arte-educadora e atriz cristã.

Msn: [email protected]

Blog "Colored People": www.my.opera.com/bricasilva/blog

veja também