Com 20 mil membros, Igreja Quadrangular oficializa apoio a Silval

Com 20 mil membros, Igreja Quadrangular oficializa apoio a Silval

Atualizado: Segunda-feira, 23 Agosto de 2010 as 10:03

Por acreditar que o candidato Silval Barbosa (PMDB), da Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, é uma pessoa preocupada com as causas sociais, a Igreja do Evangelho Quadrangular de Mato Grosso declarou formalmente neste domingo (22) o apoio à sua reeleição para governar Mato Grosso por mais quatro anos. A convite dos líderes da Igreja, Silval participou pela manhã do Seminário Ministros Labaredas de Fogo, na igreja localizada no bairro do Porto, em Cuiabá.

O evento, que acontece anualmente, começou na sexta-feira (20) à noite e terminou ao meio-dia deste domingo (22). O seminário inclui preleções, palestras motivacionais e o envolvimento dos fiéis em compromissos espirituais e sociais da igreja. Diante de 1,2 mil, o governador foi apresentado pelo pastor Antonio Alves Ferreira, que também é presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular de Mato Grosso. Entre os programas sociais da igreja estão o tratamento para dependentes químicos.

Segundo o pastor Ferreira, Silval merece o apoio porque é comprometido com as causas sociais de Mato Grosso e vai ajudar, por meio de parcerias do governo, as atividades que a igreja desenvolve para ajudar a sociedade.

"Vim aqui fazer um compromisso para ajudar nestas causas e para apoiar o fortalecimento da igreja. Estou preparado para trabalhar pelo Estado e certamente muitas parcerias serão feitas em prol destas ações", disse Silval, junto com o vice Chico Daltro (PP), na coligação que tem os candidatos Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), ao Senado Federal. O deputado Sérgio Ricardo (PR), candidato à reeleição, também participou da reunião.

Terapia - Possuindo 20 mil membros a Igreja do Evangelho Quadrangular tem hoje 142 igrejas em 73 municípios de Mato Grosso. Segundo os líderes, a ajuda da igreja é de vital importância para o Estado já que a igreja contribui para que as pessoas saiam das ruas e deixem os vícios (bebidas alcoólicas e drogas). Desta forma, a ação da igreja leva paz às famílias ao diminuir a violência e criminalidade, crimes que muitas vezes estão ligados às drogas.

Por meio da "Vida Serena - Comunidades Terapêuticas", a igreja do Evangelho Quadrangular presta apoio hoje a 96 pessoas que estão internadas em três unidades (masculina, feminina e unidade de crianças e adolescentes) localizadas na zona rural de Várzea Grande. O programa, que dura nove meses, é um projeto educativo-terapêutico que busca a reabilitação e reinserção social das pessoas que enfrentam problemas pelo uso de drogas.

"O tratamento tem as fases de adaptação e desintoxicação, descoberta do eu [reflexão sobre a vida que está levando] e a ressocialização", explica o diretor das unidades, Gilson Alcides Bonegas. No período do tratamento, os internos participam de oficinas de música, de arte, de teatro e de dança. Crianças e adolescentes ainda cursam o ensino regular.

A Vida Serena, nos 11 anos de atuação, tem recebido apoio oficial já que possui registros em entidades como a Secretaria Nacional Antidrogas, Conen (Conselho Estadual de Entorpecentes), Conselho Municipal da Criança e Adolescente e Conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social. Os recursos obtidos bancam os salários de psicólogos, psiquiatra, enfermeiros e terapeutas. Por meio de convênios, a Vida Serena atende ainda a 14 prefeituras.

Mas a entidade quer avançar mais numa fase seguinte, que é a reinserção destas pessoas no mercado do trabalho. "O dependente químico é igual a presidiário. Ele é rotulado, estigmatizado. A sociedade precisa acreditar no ser humano. Por isso contamos com o apoio do governador Silval Barbosa, para, por meio de cursos de capacitação, ajudar estas pessoas a conseguirem um emprego", disse Bonegas.

Para o pastor Júlio Lazarote, se o governador Silval for reeleito, o apoio ao projeto será muito grande, já que ele entende a causa, o motivo e o empenho porque ele conhece a igreja de perto. "O governador é nosso irmão. O conhecemos e o admiramos há muito tempo pela seriedade, dedicação e, principalmente, pela preocupação com as causas sociais", disse o pastor. Para ele, com a parceria do governo, os centros de recuperação poderão ser ampliados.

"O nome dele [Silval] foi escolhido para a igreja apoiar, por causa da análise de que ele é a resposta para o que precisamos, não só para a Quadrangular, mas para todas as igrejas, para que possamos ter maior credibilidade e logística nesta questão social. Enxergamos no governador Silval esta possibilidade para que isto se concretize. É a sociedade que irá ganhar com a vitória de Silval", finalizou o pastor Júlio Lazarote.

veja também