Com Deus nos dias da juventude e na idade avançada

Com Deus nos dias da juventude e na idade avançada

Atualizado: Terça-feira, 1 Outubro de 2013 as 11:40

velhinhoLeitura Bíblica: Salmo 90.10
Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis... (Ec 12.1).
 
Em minha vida pastoral usei muitas vezes o texto da leitura de hoje em visitas a aniversariantes. Mas hoje, quando eu mesmo inicio a vida na casa dos oitenta anos, confesso que este texto começa a ter outro significado. Isto me faz lembrar o amigo Jó, que no final de seus sofrimentos afirmou: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” (Jó 42.5). Jó está dizendo que no passado ele conhecia Deus teoricamente, mas que agora ele o conhece pela experiência. Falar sobre setenta anos ou até sobre oitenta é uma coisa. Viver setenta a oitenta anos é outra. O Salmo 90 é da lavra de Moisés. Provavelmente ele escreveu esta oração quando já havia cruzado a casa dos oitenta anos. O que ele diz neste verso não é profecia, mas experiência. Ele veio a falecer aos cento e vinte anos de idade, e dele se diz: “nem os seus olhos e nem o seu vigor tinham-se enfraquecido” (Dt 34.7). Isso não se pode dizer de nossa geração, muito menos de mim.
 
A primeira frase no Sl 90.10 soa poética. “Os anos de nossa vida chegam a setenta”. Há um embalo nessa afirmação. Quem ultrapassa essa idade pode considerar-se um abençoado. Já a segunda parte do versículo: “ou oitenta para os que têm mais vigor”, adiciona algo que não é tão poético – fala de uma reserva de energia. Nem todas as pessoas têm esse vigor, essa saúde, essa força. Moisés termina o versículo com uma afirmação que desmente o slogan que diz “terceira idade é a melhor idade”. Veja bem o que ele diz: “São anos difíceis e cheios de sofrimento”. Isso seria coisa da “melhor idade?”
 
Melhor, segundo o que diz Eclesiastes 12.1, é lembrar-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”. Sugestão: combine essas duas passagens da Bíblia e enriqueça sua vida. – HM
 
Experiências com Deus ao longo da vida compensam as debilidades da idade avançada.
 

veja também