Como está a sua disposição em mostrar amor ao próximo?

Como está a sua disposição em mostrar amor ao próximo?

Atualizado: Quinta-feira, 8 Agosto de 2013 as 10:20

Leitura Bíblica: Lucas 13.10-17
 
Vão aprender o que significa isto: “Desejo misericórdia, não sacrifícios”! (Mt 9.13)
 
amor ao próximoHoje lemos como Jesus foi censurado por um líder religioso e respondeu de forma bem dura. O que houve? Segundo a lei dos judeus, qualquer trabalho era proibido no sábado, o dia de descanso, mas justamente nesse dia Jesus curou uma mulher, doente há muito tempo. Para aquele líder da sinagoga (algo como um pastor ou padre numa igreja), aquilo era trabalho e por isso ofendia o próprio Deus, autor da lei. Jesus discordou.
 
Mas, afinal, aquele homem não tinha também razão? A mulher já estava doente há anos – que diferença faria deixá-la esperar até o dia seguinte e assim evitar essa controvérsia? Ora, seria um dia a mais de sofrimento para ela, e para Jesus isso importava bastante. Por isso ele chama seu acusador de hipócrita (falso), porque este também trabalhava no sábado para atender aos seus animais. Poderíamos argumentar: uma mulher não é um animal – ela consegue entender o que se passa e pode tomar decisões; um animal, não. Mas ela não decidira nem pedira nada aqui. Jesus simplesmente agiu assim porque quis. E ele quis assim por causa do que diz o versículo em destaque. Era algo tão importante que ele insistiu nesse ponto em pelo menos duas ocasiões (a outra está em Mt 12.7) – e a frase é do Antigo Testamento (Os 6.6), a Palavra de Deus conhecida pelo dirigente da sinagoga. Ainda em outra oportunidade (Mc 2.27), Jesus afirmou que o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Em outras palavras: o homem é mais importante que o sábado.
 
Pois bem, e como nós podemos aplicar aquela discussão? Talvez aquela lei não nos afete, mas outras leis, regras, tradições ou “importantes” compromissos, até religiosos, podem ser excelentes desculpas para fugir de algum incômodo ato de amor ao próximo. É ou não é? E se hoje você for desafiado a ajudar alguém, vai atender ou vai procurar uma desculpa, como eu sou tentado a fazer? – RK
 
Deus nunca se esquiva de nos ajudar. Como está a sua disposição em mostrar amor ao próximo?
 

veja também