Comunidade evangélica de Oeiras = PI comemora o dia da Bíblia

Comunidade evangélica de Oeiras = PI comemora o dia da Bíblia

Atualizado: Terça-feira, 14 Dezembro de 2010 as 8:16

A comunidade evangélica oeirense comemorou neste último domingo (12) o dia da Bíblia, com um grande culto que reuniu membros de todas as denominações que possuem igrejas em Oeiras.

O culto aconteceu no templo da Assembleia de Deus Missão, e contou com pastores, líderes e um grande número de fieis.

A programação para comemorar o dia da Bíblia contaria com a I Marcha para Jesus de Oeiras, mas devido as chuvas que caíram na cidade durante o domingo foi transferida para uma outra data a ser programada.

A origem do dia da Bíblia

O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.

Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

Neste domingo, 12/12 o dia dedicado às Escrituras Sagradas foi comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo Domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim. As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País.

Foto: Rayzza Valentim

veja também