Comunidade evangélica transforma garrafas "pet" em vassouras

Comunidade evangélica transforma garrafas "pet" em vassouras

Atualizado: Sexta-feira, 10 Setembro de 2010 as 7:41

Na Comunidade Evangélica Vida Plena, em Natal, RN, missão cristã combina com meio ambiente. Em 2009, a igreja fundou uma pequena fábrica no bairro de Filipe Camarão, que transforma garrafas pet em vassouras. São produzidas mil vassouras por mês.

O pastor da comunidade, José Silvestre Moura, não tem dúvida sobre a importância do trabalho. “Eu tenho convicção de que posso ser pentecostal, falar em línguas, profetizar e que eu posso ser ambientalista. Isso é missão integral. A gente divide: isso aqui prá cá, isso aqui prá lá. Isso aqui pode, isso aqui não pode. Fica difícil. Confunde as coisas. Faz tudo pela metade.”

A ideia de criação da fábrica surgiu a partir de oficinas com a ONG cristã A Rocha Brasil no início de 2009. A fábrica é autossustentável e se tornou o braço socioambiental da igreja.

Todos os componentes da garrafa “pet” são reutilizados. O bico e o fundo vão para uma usina de reciclagem de plástico em Recife, PE. As tampas são aproveitadas para artesanato e os rótulos, para depilação. Cada vassoura tem a durabilidade de 8 a 9 meses, três vezes mais que a vassoura piaçaba

veja também