Comunidade Luterana comemora 100 anos em Ferraz

Comunidade Luterana comemora 100 anos em Ferraz

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 9:46

A comunidade Luterana de Ferraz está em festa pelos 100 anos de presença no distrito. Em comemoração, neste domingo, dia 16, haverá culto às 14 horas com a presença dos Corais da Igreja Luterana de Ferraz e Rio Claro.

Segundo Éder Rodrigo Varussa, integrante do Presbitério da Comunidade Luterana de Ferraz, a Igreja Luterana sempre teve boas relações com outras religiões. “Luteranos e católicos de Ferraz, além de celebrarem cultos ecumênicos, sempre colaboraram mutuamente na realização de suas festas. Tanto que, hoje, a comunidade Luterana de Ferraz é bastante ativa”, afirma Éder.

A Igreja Luterana tem um Presbitério que se reúne a cada dois meses, realiza quatro cultos por mês, dois estudos bíblicos, duas reuniões de oração, dois encontros de jovens, encontros semanais de coral, duas reuniões da OASE, ensino confirmatório de duas em duas semanas e grupo de canto uma vez por mês.

“Diante de todas estas conquistas, devemos agradecer muito a Deus pelos 100 anos de presença missionária luterana em Ferraz, que, com muita fé e perseverança, nos mostrou frutos a serem colhidos de geração em geração”, destaca o integrante do Presbitério.

HISTÓRIA

A partir de 1852, muitas famílias de europeus, entre elas alemãs e suíças, migraram de Limeira para as regiões do Alto do Corumbataí, onde adquiriram pedaços de terra e fixaram residência.

Como não só o quesito econômico e social era importante nesse período, a preocupação em fortalecer a fé cristã e propagá-la entre as famílias fez com que em 1.900 as famílias passassem a ser reunir para orar, louvar e agradecer a Deus. Os encontros eram conduzidos pelo pastor Theodor Koelle.

Em outubro de 1911, a construção de uma Casa de Madeira, onde as famílias se reuniam para realizar os cultos, deu início ao processo missionário da comunidade luterana de Ferraz.

veja também