Conciliar é preciso!

Conciliar é preciso!

Atualizado: Segunda-feira, 8 Novembro de 2010 as 3:15

"Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário (...) " Mat. 5:23 a 25

Para muitos a resposta mais adequada à solução de qualquer conflito é a via judicial, até porque, por mais que uma das partes reconheça a responsabilidade de reparar um delito ou satisfazer uma obrigação, essa alternativa, na maioria das vezes compensa e possibilita ao devedor "ganhar tempo", em que pese o credor tenha que arcar com o prejuízo.

Infelizmente essa é a realidade do comportamento da nossa sociedade!

Ao examinarmos as escrituras, vemos que esse não é o padrão de conduta a ser notado naqueles que declaram seguir e amar ao supremo mestre e advogado, JESUS.

Assim, ao advogado(a), mais ainda quando cristão, cumpre em todo o momento, no exercício do seu ministério, criar ambiente propício à solução pela via amigável / negociada, dos conflitos que chegam às suas mãos, evitando que os contendentes transfiram ao Estado a responsabilidade pela decisão de um tema do qual reúnem totais condições para celebrar acordos de forma célere, menos onerosa e com a vantagem de liberar o mútuo perdão, resolvendo efetiva e definitivamente o conflito.

Gilberto Ribeiro

Gilberto Ribeiro dos Santos   é pós-graduado em Ciências Criminais e Direito Empresarial, especialista em Direito Empresarial, Graduado em Ciências Jurídicas e Contábeis. Mestrando em Direito Internacional. Desde 1994 atua como consultor de empresas, associações e igrejas. É advogado, curador especial da Defensoria Pública por meio de convênio da OAB/SP, atua como mediador/conciliador e assistente técnico em perícias judiciais.

É fundador, membro permanente do Conselho Deliberativo e ex-presidente do Instituto dos Juristas Cristãos do Brasil - IJCB, Consultor Jurídico do Instituto de Liderança do Brasil - ILB, membro do Conselho Diretivo e ex-vice-Presidente da Federação Latino Americana de Juristas, membro e representante para a América Latina no Conselho Global de Advocates International, membro da LatinAmérica Studies Association - LASA, membro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional São Paulo e das Comissões de Direitos Humanos e de Acompanhamento Legislativo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP e do Conselho Regional de Contabilidade - CRC/SP.

Para saber mais sobre o Instituto dos Juristas Cristãos do Brasil - IJCB, clique   aqui .

veja também