Congregacionais do Brasil selam acordo e se unem

Congregacionais do Brasil selam acordo e se unem

Atualizado: Quinta-feira, 3 Março de 2011 as 9:04

A União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (UIECB) se reuniu em sua 51ª Assembleia Geral, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O conclave contou com mais de 700 delegados entre efetivos e visitantes. Há 26 anos a UIECB não realizava uma assembleia no Nordeste do país

A UIECB possui 415 igrejas, centenas de congregações e 50 campos missionários no Brasil e alguns em outros países da América Latina. Cerca de 76% das igrejas congregacionais estão situadas no sudeste, em especial no Rio de Janeiro.

Na ocasião, foi eleita a nova diretoria da Junta Geral, que administra a denominação: Presidente: Pr Osvaldo Lopes dos Santos; Vice-presidente: Pr Zefanias dos Santos Lima; 2º vice–presidente: Pr Josias Carvalho Pereira; 1º Secretário: Pr Márcio Carvalho Leal; 2º Secretário: Pr Aguinaldo Silva Duarte; 1º Tesoureiro: Pr Messias Paulo da Silva; 2º Tesoureiro: Pr Euribes de Almeida Viana. Foram eleitos também os membros do Conselho Fiscal: Relator: Pr Osvaldo Luiz Machado. Vogais: Pr Davi Gomes de Oliveira, Pr Gedilson José Reis da Silva, Pr Marcos Siqueira Moura e Pr Sebastião Carvalho Dutra.

A parte devocional da assembleia foi desenvolvida sob o tema "Reavivados para uma Grande Colheita". Os presentes foram desafiados a experimentarem um reavivamento espiritual através de inspiradoras mensagens proferidas pelos preletores convidados: Pastor Aurivan Marinho, Presidente da Aliança das Igrejas Congregacionais do Brasil (outro grupo congregacional de origem Kalleyana) e do pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes. O louvor ficou a cargo de Levi Carvalho e Banda da cidade de Juazeiro, Bahia.

As duas denominações congregacionais, UNIÃO e ALIANÇA, têm experimentado um momento de reaproximação. A ocorrência da assembleia em Campina Grande foi de grande valor simbólico, pois na década de 1960 houve uma cisão entre os congregacionais devido à Renovação Espiritual que se espalhava pela nação e atingiu todas as denominações. Sendo que a formação da ALIANÇA ocorreu nessa cidade.

Nesta caminhada de reaproximação, as denominações firmaram, no ano de 2009, um acordo de Modus Vivendi. Um dos frutos deste acordo foi a realização da Primeira Cruzada Evangelística Congregacional, no dia 03 de fevereiro, no Parque do Povo, área central de Campina Grande. Mais de 3000 pessoas estiveram presentes e cerca de 60 entregaram suas vidas a Cristo. O fato mostrou que a unidade é possível e gera frutos.

veja também