Congresso da IAP enfoca vida familiar e trabalho pastoral

Congresso da IAP enfoca vida familiar e trabalho pastoral

Atualizado: Terça-feira, 20 Abril de 2010 as 12

"Eu achei que foi ótimo, surpreendeu minhas expectativas e, certamente, o segundo será ainda melhor", registrou a irmã Ana Maria de Lima, da Região Paulistana Leste. "Como sugestão, acho que devem se promover novos encontros deste, o quanto antes", assinalou o Pr. Antonio Duarte, da Geral. "Não posso criticar, mas apenas dar uma sugestão: um evento como este deveria acontecer todo o ano", completou o Pr. Erivelto Marques, da Região Paulistana. Estas impressões foram colhidas na avaliação do primeiro Congresso Ministerial, realizado pelo Demi (Departamento Ministerial da IAP), em Serra Negra (SP), nos dias 9 a 11 de abril último.

Graças a Deus, o evento teve um impacto tão marcante na vida dos participantes, que eles aguardam outros eventos voltados para o pastor e sua família. Nas avaliações, a equipe organizadora recebeu também feedbacks que ajudarão nos ajustes para os próximos eventos.

"Um ministério santo para o Deus santo" é o tema dos Congressos Ministeriais, que se iniciaram em São Paulo e percorrerão todo o Brasil até 2011, com a graça de Cristo. Os temas são unificados: O Chamado do Pastor, A Família do Pastor, A Igreja e o Pastor e O Pastor e o Mundo.

Durante todo o sábado, os 85 casais - pastores, missionários (as), obreiros (as) e seus cônjuges – receberam ensinamentos com base na palavra de Deus, visando o fortalecimento da família e do ministério. Eles também foram presenteados com o livro que traz o conteúdo aprofundado de cada palestra.

Pr. Elias Alves, Dsa. Marilsa Alves, Pr. Nestor Ferreira e Dsa. Lilian Ferreira   ficaram com a responsabilidade do tema "A Igreja". Pr. Elias Pitombeira, Pr. José Vital e Dsa. Marta Olivia desenvolveram o tema "A Família". "O Chamado" foi ministrado pelo Pr. Efraim Teixeira e Dsa. Deusa Teixeira e o Pr. Edmilson Mendes e Dsa. Regina Mendes ministraram sobre "O Mundo".

No domingo pela manhã, os participantes foram divididos entre grupos de homens e de mulheres. Os homens assistiram a uma encenação sobre o tema "equilibrando o tempo" e depois discutiram sobre a importância de reservar tempo para a família e tempo para o ministério. As mulheres participaram de uma dinâmica de figuras e tiveram a oportunidade de expor suas dificuldades como esposas de pastor. Ao final, a presença de Deus foi marcante em cada grupo, trazendo quebrantamento, mudança de atitudes e ânimo renovado.

Liderados pelo Pr. Aldo de Oliveira, diretor do Demi, os casais ministraram perdão um ao outro e renovaram seus votos matrimoniais, na presença do Senhor. Ao final do evento, o Pr. José Lima, presidente da IAP, pregou sobre I Tm 4: 16 - "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina", reforçando a importância da atenção com as duas áreas. "Você não pode cobrar da esposa o que Deus não impôs a ela. Tem momentos no ministério que são só com você".

O apoio da Fesofap e do Dijap, em toda a realização do evento, foi fundamental para que tudo se realizasse com a devida ordem e atenção aos detalhes. Que Deus recompense a todos que trabalharam para a edificação do corpo pastoral. O Demi também pede que cada um seja intercessão desta tão importante obra.  

veja também