Congresso sobre educação é promovido pelo STPRDNE

Congresso sobre educação é promovido pelo STPRDNE

Atualizado: Sexta-feira, 14 Maio de 2010 as 8:49

Com o tema "Educação Integral - Rumo certo para o ser humano. Familia - Igreja - Sociedade", o congresso acontece desde o dia 10 de maio na 1ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte/MG e nas instalações do Seminário. A iniciativa partiu do STPRDNE e conta com o apoio de Associações de Escolas Presbiterianas e da Casa Editora Presbiteriana.

O Congresso faz parte da celebração dos 35 anos de Educação Teológica do STPRDNE  (Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemos Eller). Foca a educação teológica como a fonte que flui para todos os segmentos educacionais do ser humano, como a família, igreja e sociedade, e esta foi a maior motivação para a realização do evento.

A iniciativa partiu do STPRDNE e contou com o apoio da ANEP (Associação Nacional das Escolas Presbiterianas - Presidente Rev. Dídimo de Freitas), AMESP (Associação Minas - Espírito Santo de Escolas Presbiterianas -Presidente Pb. Alysson Massote de Carvalho) e CEP (Casa Editora Presbiteriana - Superintendente Presb. Haveraldo Ferreira Vargas).

O público alvo são pastores, seminaristas e líderes de igrejas em geral que de alguma maneira estão envolvidos com o ensino, seja na igreja, escolas ou outras instituições, principalmente na grande BH. O objetivo principal é despertar e motivar a liderança da igreja para a necessidade de resgatar a educação integral pelo comprometimento da família e da igreja, para mostrar à sociedade novos rumos, explica o diretor do Seminário Rev. Valdir Ferreira da Cunha.

Os preletores convidados são: Profª. Márcia Barbutti, com o tema "Por que, para que e o que ensinar aos nossos filhos, na igreja" (10/05); Rev. Dídimo de Freitas, tema "Filosofia da educação integral: uma busca permanente" (11/05); Rev. Wilson do Amaral Filho, tema "Ensina a Igreja no Caminho em que deve andar" (12/05); Rev. Rodrigo Franklin Souza, tema "O papel da família na educação" (13/05); Rev. Cláudio Marra, tema "A Igreja discipuladora" (14/05) e Rev. Marco Baumgratz, com o tema "A morte do PowerPoint (Data Show / Multimídia)" (15/05).

Mesmo sendo um congresso dirigido, para o público presbiteriano da grande BH e os alunos do seminário, destaca-se a presença do Rev. Marco Antonio Costa - Ig. Presbiteriana de Barra do Itapemerim/ES, que, atualmente, está organizando uma escola para atender à sua cidade, onde não há escolas particulares e muito menos evangélicas.

No momento da devocional de abertura Rev. Valdir, compartilhou a Palavra e focou a mensagem no texto de Tito 2. 11-12. Ele falou da manifestação da graça salvadora, em que o "Pedagogo Divino" educa para a Vida, no relacionamento conosco (vida sensata), com o próximo (vida justa) e com Deus (vida piedosa).

A plenária que ganhou destaque foi dirigida pela Profª Márcia Barbutti (Editora Assistente de Publicação do Material Para Infância e Adolescentes) que destacou o material de ensino publicado pela CEP, motivando os participantes a elaborarem um currículo para a escola dominical, utilizando o material com conteúdo reformado que a Casa Editora Presbiteriana edita.

Outro destaque importante foi a plenária do Rev. Dídimo de Freitas (Presidente da ANEP e Capelão do Mackenzie). Ele abordou princípios da Filosofia da Educação Integral e ação da IPB na orientação educacional, desde 1994 com o surgimento da FENEP hoje transformada em CONAP (Comissão do SC/IPB) e com a contribuição da ANEP- Associação Nacional das Escolas Presbiterianas. "A ANEP exerce seu papel como autarquia no apoio às escolas, buscando meios para capacitar e fomentar novos projetos e revitalizar as escolas em momentos de crise e dificuldades" explicou o Rev. Dídimo.

Finalmente, o diretor do STPRDNE, Rev. Valdir, expressou que a realização deste evento "cumpre um papel muito importante no despertamento de lideranças para que voltem a pensar e fazer educação de forma planejada, organizada, madura e coerente com a nossa herança e com os ensinos da Palavra de Deus".

O congresso, que teve em início dia 10 de Maio, vai até o dia 15 deste mês, na 1ª IP de Belo Horizonte. Além deste congresso, de 4 a 7 de setembro desse ano, outro evento se realizará em Coronel Fabriciano (próximo a BH) focando a Educação, pela iniciativa da AMESP.

Para o Rev. Valdir, as igrejas poderão ser beneficiadas diretamente com o resultado deste e de outros congressos, pelas mudanças que serão produzidas na vida dos participantes, pastores e líderes, numa retomada permanente de resgate da vitalidade na escola dominical ou escola para educação secular com a cosmovisão bíblica. "Vale lembrar a história da Igreja Reformada: ‘Ao lado de cada templo, uma escola’." concluiu.

veja também