Conheça o Ministério dos Namorados da Igreja Batista Lagoinha

Conheça o Ministério dos Namorados da Igreja Batista Lagoinha

Atualizado: Quarta-feira, 15 Junho de 2011 as 2:50

A família faz parte dos planos de Deus para o homem. Todos os ensinamentos de Jesus a respeito desse plano nos conduzem à busca pelo Senhor, ao desejo de ser cada vez mais parecido com Jesus e ao aperfeiçoamento dos santos. Em 1 João, capítulo 3, versículo 20, a Palavra nos ensina: “Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas”. Com essa perspectiva somos convocados a viver segundo Deus, que conhece nosso coração, e não segundo à nossa própria carne, ao nosso bel-prazer. É Ele, o Deus que nos amou primeiro (1 João 4.19) que conhece os quartos escuros do nosso coração, nossas limitações, nossos anseios e nossas vontades, mas Nele encontramos uma vontade que é boa, perfeita e agradável. Com essa convicção, aprendemos a descansar Nele e a entregarmos uma das áreas mais importantes da nossa vida, que é a sentimental, para o Senhor. “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará”. (Salmo 37.4-5.)

Aprendemos com as Sagradas Escrituras que devemos entregar o nosso coração, o nosso caminho a Deus. O anseio por um esposo ou uma esposa é comum e natural para o cumprimento dos planos do Senhor para a instituição da família, mas nesse caminho existem atalhos que enquanto trilhamos desconhecemos, como é enganosa a nossa própria vontade. O tempo de namoro, ao contrário do que o mundo prega, é um momento oportuno para buscar ainda mais conhecer o Senhor, depender Dele, e ao conhecer o outro, identificar nele o mesmo amor por Jesus. Com o objetivo de auxiliar a todos que desejam viver um namoro segundo a Palavra de Deus, o Ministério dos Namorados da Igreja Batista da Lagoinha, há mais de uma década, tem se dedicado ao propósito de formar famílias firmadas na Rocha. Aproveite essa data para aprender mais sobre o desejo de Deus para a sua vida sentimental e conheça também o Ministério dos Namorados, feito especialmente para abençoar o seu relacionamento. Feliz Dia dos Namorados! Feliz Jesus no seu namoro!

O Ministério dos Namorados da Mocidade

O trabalho voltado para os namorados existe há 13 anos em resposta a uma necessidade da Igreja do Senhor. Naquela época, o Ministério Edificando Um Novo Lar tinha uma grande demanda de casais que entravam para o Curso de Noivos repletos de problemas no relacionamento, dificultando e prejudicando o trabalho voltado para o casamento. Foi então, que os pastores Ciro Eustáquio e Iara Diniz, líderes do Ministério Edificando Um Novo Lar, entenderam que os casais necessitavam de acompanhamento antes de noivarem, no namoro, e criaram o Ministério dos Namorados. “O grande número de casais com problemas levou à certeza de que ao invés de a igreja acompanhar os noivos perto do casamento, o ideal seria acompanhar desde o início, onde começa o namoro”, conta o pastor Richarde Guerra, líder do Ministério.

Nos últimos três anos, os líderes de aconselhamento têm desenvolvido um trabalho de “mudança de cultura”- como definiu Richarde, para que os casais entendam que o Ministério não é uma “UTI do casal”, aonde chegam com o namoro quase acabando para ser ajudado. Mas que é um Ministério que deve ser procurado logo no início do namoro, para o casal prevenir certos erros e sempre fazer a “manutenção” do relacionamento a dois, de maneira que em todas as etapas o casal esteja sempre acompanhado. “Nós temos observado que os casais mudaram a mentalidade sobre o Ministério e a importância do aconselhamento. A maioria que entra, desde então, está bem no início do namoro, com uma semana ou no máximo um mês de relacionamento”, afirma Richarde.

A principal atividade do Ministério é o acompanhamento através da Célula dos Namorados ou de encontros avulsos. Qualquer casal de namorados da Lagoinha que deseja o acompanhamento, recebe uma ficha, a qual os dois devem preencher com seus dados. A ficha é encaminhada para o casal conselheiro, que tem o perfil adequado para a situação em que se encontra o relacionamento. “Se os casais estão passando por problemas, vamos passar juntos. Se estiverem passando por situações que não sabem como lidar, nós vamos mostrar na Bíblia como fazer. Nós vamos orar e buscar a resposta de Deus. Eles não se sentem sozinhos nesse momento, pois encontram no Ministério um abrigo e uma direção para tomar decisões”, disse o casal de conselheiros Daniela e Lamark Soriano, há cinco anos no Ministério. Hoje o Ministério dos Namorados está vinculado à Mocidade, para que os jovens, em fase de namoro, saibam das atividades desenvolvidas e procurem a liderança para entrarem numa Célula.

Nos encontros da Célula o casal de namorados recebe estudos bíblicos, lições, dinâmicas e textos de autores cristãos que falam sobre o relacionamento a dois. Além de sempre se reunirem em confraternizações da Célula e do Ministério. Atualmente, o Ministério trabalha com 38 Células e 102 casais estão sendo acompanhados. Em nove anos na liderança do Ministério, o pastor Richarde e sua esposa Priscila contabilizam mais de 600 casais, entre eles muitos que já se casaram e tornaram-se líderes de Célula e conselheiros.

Os eventos promovidos pelo Ministério são o Jantar dos Namorados, para o casal que queira comemorar o Dia dos Namorados em clima de romantismo e descontração; o Acampamento dos Namorados, dias de estudos da Palavra para regar e cuidar do relacionamento na presença do Senhor e o Bate-Papo dos Namorados. O próximo acampamento já tem data marcada, acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro, na Pousada do Rei (Betim). As inscrições podem ser feitas na Central das Redes, à Rua Manoel Macedo, 1.024 – São Cristóvão ou nos Bate-Papo.

Bate-papo dos Namorados

No último sábado, 04/6, vários casais de namorados e seus conselheiros se reuniram em mais um Bate-papo dos Namorados. O tema discutido foi: “Planejamento no Namoro”. Os líderes do Ministério dos Namorados da Mocidade, Pr. Richarde Guerra e sua esposa Priscila Guerra, convidaram o professor de Administração, Daniel Portugal, para ser o preletor. O professor e membro da Igreja Batista da Lagoinha, deu dicas de como fazer um bom planejamento financeiro para que o casal desfrute de um casamento com pouca ou nenhuma dívida, dependendo de seus objetivos.

Para reforçar suas orientações, Daniel distribuiu uma folha que continha o quadro: “Objetivos para o início da vida matrimonial”, uma planilha de “Fluxo de caixa pessoal” e uma de “Fluxo da conta poupança pessoal”, para o casal dar início ao planejamento e ter o primeiro contato com o compromisso e responsabilidade demonstrados no versículo chave do bate-papo, em Lucas 14.28-30, que diz: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar”.

Os casais interagiram sobre o assunto e entenderam a necessidade de um bom planejamento. “É a primeira vez que a gente vem. Ficamos sabendo do evento no domingo passado e vimos o quanto é importante ter esse trabalho voltado para os namorados, pois é uma forma de ajudar o casal a se relacionar de acordo com as Leis do Senhor, em santidade”, disse o casal, Milene Rodrigues e Clebson Moreira. “O bate-papo sempre nos ajuda com as coordenadas sobre como agir. Nós dois já temos um planejamento. É muito importante planejar e não deixar tudo para a última hora. Se o casal não definir, nunca vai chegar o dia do casamento e o dia de comprar as coisas, por isso, o planejamento é importante”, compartilha o casal, Samuel Delfino e Darly Soares, acompanhados pelo Ministério, desde o ano passado. O casal, Denise Domingues e Guilherme Gauzzi começou o namoro há um mês e prezam pelo acompanhamento e direcionamento do Ministério.“Sermos acompanhados por pessoas casadas é sem dúvida a oportunidade de termos um exemplo de relacionamento para seguirmos no nosso namoro e futuro casamento”.

Você também pode participar do Bate-Papo dos Namorados

“Esse é um momento que o Ministério criou para que os casais possam se expressar”, explica Priscilla Guerra, líder do Ministério e esposa do pastor Richarde. O evento, que acontece sempre no primeiro sábado do mês, abre espaço para que perguntas sejam respondidas, as dúvidas sanadas e os casais sejam orientados em todas as áreas do relacionamento. O pastor Richarde Guerra e Priscila Guerra, lideram, há quase uma década, casais que investem no relacionamento e veem a necessidade de buscarem nos conselhos e orientações a estrutura certa para terem um casamento abençoado. “No Bate-Papo, o namorado e a namorada podem levantar a mão e tirar as dúvidas que cada um tem sobre relacionamento, além de compartilhar experiências e aprendizados”, afirma Priscila.

O próximo Bate-papo será no sábado, dia 2 de julho, no Salão dos Diáconos. O Ministério convida os casais de namorados e solteiros, que queiram aprender mais sobre o relacionamento, para participarem dessa roda de debates e interação. “Não é culto, é um bate-papo para você interagir e tirar suas dúvidas. E se você quer entrar numa Célula para ser acompanhado, me ligue ou envie um e-mail, o Ministério vai te encaminhar para o casal conselheiro que será uma benção, no seu relacionamento”.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não participar das atividades desenvolvidas para os namorados na Lagoinha, fica a indicação do livro: “Amor Correspondido”, escrito pelo casal Priscila e Richarde Guerra. Por meio do lindo testemunho do casal, ele poderá lhe mostrar que estar sensível aos planos de Deus na sua vida é a melhor maneira de ter um namoro feliz. O caminho é: seguindo a vontade de Deus.

Deseja conhecer o Ministério dos Namorados da Mocidade?

Ligue para o Pr. Richarde Guerra ligue (31) 8489-3057 ou mande um e-mail para [email protected] . Acesse o blog do Ministério: www.namoradosonline.blogspot.com

veja também