Conselho de Igrejas reúne portadores de HIV / Aids

Conselho de Igrejas reúne portadores de HIV / Aids

Atualizado: Quarta-feira, 6 Outubro de 2010 as 8:44

A experiência do trabalho com grupos vulneráveis e o trabalho das Equipes de Ajuda Mútua (EAM) foram dois temas centrais tratados no I Encontro Nacional de Pessoas com HIV / Aids de Comunidades de Fé Cristã, organizado pelo Programa de Vida e Saúde Comunitária do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC).

O encontro, encerrado no sábado, 2, ocorreu na Igreja Presbiteriana-Reformada de Sancti Spiritus, a 360 Km de Havana, e contou com a participação de pastores e líderes de igrejas e representantes da área da Saúde Pública.

A doutora Ana Maria Maior Porta, da Igreja Metodista, anunciou que o Programa de Vida e Saúde Comunitária do CIC, que já tem 15 anos, vai focar mais a atenção no trabalho preventivo, com o propósito de evitar o contágio do HIV e de doenças sexualmente transmissíveis.

Outro tema tratado foi a integração de profissionais que militam nas igrejas com o trabalho do CIC e dos postos de saúde pública. O doutor Manuel Toledo Rodríguez, coordenador estadual do sub-Programa de Saúde Sexual e HIV/AIDS do CIC, reconheceu a importância do envolvimento dos paramédicos e médicos das igrejas envolvidos nessas ações.

Por Aymara Cepeda

veja também