Conselho de Serviço Social do Piauí retira símbolos religiosos de sede

Conselho de Serviço Social do Piauí retira símbolos religiosos de sede

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 10:05

O CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) do Piauí retirou de sua sede os símbolos religiosos, como crucifixo. A iniciativa segue orientação do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), que, no seu 40º encontro nacional realizado no começo do mês em Brasília, decidiu elaborar uma resolução proibindo o uso de símbolos religiosos em conselhos de todo o país. O encontro também redigiu um manifesto em prol do Estado laico.

A decisão do CRESS é também uma resposta ao juiz Reinaldo Araújo Dantas, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, que em agosto rejeitou pedido do Ministério Público para que o governo do Piauí mandasse retirar os símbolos religiosos dos órgãos públicos.

Dantas entendeu que o princípio constitucional da laicidade do Estado não está sendo desrespeitado.

O promotor Edilson Farias deu entrada no Tribunal de Justiça a um recurso contra a decisão do juiz. No Piauí, 14 entidades tentam desde 2010 acabar com a exposição de símbolos religiosos em locais públicos.

Maria José do Nascimento, presidente do CRESS, disse que a resolução do Conselho Federal de Serviço Social a favor da laicidade do Estado reforça a luta dessas entidades para que a Constituição seja obedecida.

Com informação do 180 Graus. Via Paulopes Weblog

veja também