Conselho Mundial de Igrejas mostra solidariedade a igreja na Indonésia

Conselho Mundial de Igrejas mostra solidariedade a igreja na Indonésia

Atualizado: Quinta-feira, 20 Outubro de 2011 as 10:47

A comunidade Taman Yasmin, da GKI, foi impedida de celebrar cultos em seu templo e proibida de continuar a construção de um novo prédio, apesar de a Constituição do país assegurar a liberdade de culto.

Tal direito já foi reconhecido em todos os níveis de recursos, incluindo a Suprema Corte. A comunidade passou a celebrar cultos na rua em frente ao prédio da igreja. Mas essa atividade também foi proibida pelas autoridades locais. Os membros que se reuniram para o culto, no domingo passado, foram dispersados pelas forças policiais.

Ao visitar o local dos acontecimentos, Altmann, que é ex-pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, declarou: "A minha visita de solidariedade à Igreja Taman Yasmin é parte do compromisso intransigente do CMI de pleno respeito às crenças religiosas e a todas as práticas da fé e lugares de adoração de todas as religiões."

Altmann assegurou que o CMI é e continuará sendo contra qualquer medida legal ou ação administrativas que limite o direito dos muçulmanos de praticar sua fé em países ocidentais. “Vemos a Indonésia como um modelo de pluralismo religioso, através do qual as relações de respeito e cooperação entre cristãos e muçulmanos podem ser promovidos ", afirmou.

Ele espera que seja revogada a proibição de cultos da Igreja Yasmin Taman através do diálogo pacífico. “Pedimos também ao governo local, bem como ao governo central da República da Indonésia, que implemente, sem demora e sem restrições, a decisão do Supremo Tribunal Federal. Apelamos à solidariedade das igrejas em todo o mundo”, afirmou.

O pastor brasileiro visitou a Indonésia de 2 a 11 de outubro. Ele participou da segunda reunião do Fórum Cristão Global, que teve lugar em Manado, na região da Sulawesi do Norte e reuniu-se com membros de igrejas em Jacarta, numa visita organizada pela Comunhão de Igrejas da Indonésia (CCI).

Mais informações sobre a Igreja Cristã da Indonésia (GKI)

http://www.oikoumene.org/en/member-churches/regions/asia/indonesia/indonesian-christian-church-gki.html    

veja também