Convenção Batista do Amazonas elege nova diretoria

Convenção Batista do Amazonas elege nova diretoria

Atualizado: Quinta-feira, 26 Maio de 2011 as 9:43

A Convenção Batista do Amazonas (CBA) realizou entre os dias 27 e 30 de abril a sua 83a Assembleia, oportunidade na qual foram tomadas muitas decisões de suma importância, entre as quais a eleição da nova diretoria da organização.

O local do evento foi o templo da Segunda Igreja Batista em Manaus, que recebeu 218 mensageiros inscritos representando 68 igrejas.

Esta assembleia foi presidida pelo pastor Jair Mendonça Pereira e teve como orador oficial o diretor executivo da Junta de Missões Mundiais, pastor João Marcos Barreto Soares, que também foi o preletor durante o culto missionário, oportunidade na qual foi realizado o lançamento da Campanha de Missões Estaduais, Quem também falou durante o evento foi o pastor da Igreja Batista no município de Lábrea, Walter Eliezer Lamego Alencar.

As principais matérias apresentadas durante a Assembleia foram os relatórios do Conselho Administrativo e Missionário, do Conselho Administrativo do Instituto Batista Ida Nelson, do Conselho Administrativo do Lar Batista Janell Doylle, do Conselho Administrativo da Associação de Teologia do Amazonas, bem como mudanças no Estatuto e no Regimento Interno da Convenção.

Assim, a partir deste ano a Diretoria da CBA será eleita de dois em dois anos. No evento também foi eleito o Grupo de Trabalho (GT) “Repensando a CBA”, composto por nove componentes e que terá a responsabilidade de repensar a denominação batista no Amazonas.

O trabalho no Amazonas

Atualmente a Convenção Batista do Amazonas conta com 152 igrejas e 115 congregações, e a mesma se divide em organizações de áreas específicas: Conselho Administrativo e Missionário (CAM), com sede em Manaus e que administra o trabalho missionário no estado com cerca de 50 obreiros conveniados, o projeto Radical Amazonas, a plantação de 50 novas frentes missionárias e o Acampamento Benicio Leão.

O estado do Amazonas tem uma área cerca de 1.570.745,680 km2, dividida em 62 municípios, e somente em Manaus vivem cerca de 2 milhões de pessoas. Atualmente o trabalho batista da CBA está presente em 60 municípios, com duas associações de igreja no interior, a Associação das Igrejas Batistas do Baixo Amazonas e Madeira (AIBBAM) e a Associação das Igrejas Batista do Solimões (AIBAS).

Já o trabalho missionário é compartilhado com a União de Homens Batista do Amazonas (UHBAM), com União Feminina Missionária Batista do Amazonas (UFMBAM), a Juventude Batista do Amazonas (JUBA-AM), a seção do Amazonas da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB-AM), a Associação dos Educadores Batista do Amazonas (AERBAM), a Associação dos Músicos Batistas do Amazonas (AMBAM) e a União das Esposas de Pastores Batista do Amazonas (UEPBAM).

Por outro lado, o Conselho Administrativo do Instituto Batista Ida Nelson (IBIN), que coordena a educação secular desde o jardim da infância até o 2º grau com 1.240 alunos matriculados em 2011 e com sede em Manaus, coordenando também a Associação de Teologia do Amazonas na preparação de pastores para o campo missionário. Além disso, o Conselho Administrativo do Lar Batista executa trabalho na área de ação social, com abrigo de menores e creche comunitária.

A 84a edição da Assembleia da CBA será realizada no templo da Primeira Igreja Batista em Codajás (AM), no médio Rio Solimões, entre os dias 27 e 29 de abril de 2012.

Eleição da nova diretoria

Entre as importantes decisões tomadas nesta oportunidade está a eleição da nova diretoria da CBA, que ficou composta da seguinte forma: Pastor George Monteiro da Silva, da Igreja Batista Esperança (presidente), pastor Max da Silva, da Igreja Batista de Constantinopolis (1º vice-presidente), pastor Claudio de Castro Fernandes, da Igreja Batista Ebenezer (2º vice-presidente), pastor João Bosco Brasil de Souza, da Igreja Batista Cristo Rei (1º secretário), pastor Irael Alves Duarte, da Igreja Batista Campos Eliseos (2º secretário) e irmã Marileide Mota da Silva Falcão, da Congregação Batista Adonay (3ª secretária).

TEODÓRIO SOARES DE SOUZA

Pastor, diretor executivo da CAM/CBA

*Matéria publicada em O Jornal Batista.

veja também