Coral em Libras White Hands completa 10 anos

Coral em Libras White Hands completa 10 anos

Atualizado: Segunda-feira, 22 Novembro de 2010 as 2:51

No dia 10 de novembro, o Coral em Libras do Colégio Adventista de Sinop, composto por aproximadamente 35 alunos comemorou seus 10 anos de existência realizando um recital. O evento reuniu centenas de pessoas, entre pais e alunos, membros da igreja e componentes de formações do grupo de anos anteriores.

Nas apresentações da noite de comemoração, o coral reuniu as músicas e peças que marcaram sua história. A programação contou também com homenagens a pessoas que fizeram história no grupo, como Fernanda Ferreira, uma das antigas componentes e que também dirigiu o grupo em anos anteriores.

O professor Henilson Erthal, diretor geral das escolas adventistas em Mato Grosso, que dirigiu o Colégio Adventista de Sinop também esteve presente ao evento e recebeu homenagens especiais por sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do grupo entre 2003 e 2005.

O projeto foi fundado no início do ano de 2001 visando à inclusão de alunos surdos matriculados na escola. Além disso, é uma forma de expressão artística e de incentivar a conscientização das pessoas com relação à importância de valorizar os portadores de necessidades especiais no ambiente escolar e na comunidade.

História do coral No ano de 2003, o grupo participou do Congresso Adventista para Surdos e Intérpretes (CONASI), realizado em Brasília. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de apresentar seu trabalho ao recém-empossado Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Ainda em 2003, o grupo também realizou apresentações no Palácio Paiaguás, sede do governo mato-grossense com a presença do então governador Blairo Maggi.

Representações do grupo já tiveram encontros com ícones do esporte brasileiro como Shelda, Adriana Behar e Ana Paula, campeãs do voleibol de praia e Tande, Carlão e Paulão, campeões olímpicos no voleibol de quadra, quando ofertaram aos atletas o livro “Vida de Jesus”, de Ellen White.

Em 2005, membros do coral participaram de uma excursão para o sul e sudeste do Brasil e realizaram apresentações em Curitiba, no Instituto Adventista Paranaense (IAP) e no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Campus Engenheiro Coelho.

O grupo também tem sido convidado a participar de apresentações na maior feira agropecuária do norte do estado de Mato Grosso, a Exponop, que acontece em Sinop. O auditório normalmente ultrapassa a marca de 10 mil expectadores numa arena montada no centro do parque de exposições.

No dia 04 de novembro deste ano, o Coral em Libras White Hands completou 10 anos. Desde sua fundação realiza mais de 40 apresentações por ano. Sua existência motivou a implantação do primeiro telefone para surdos no município de Sinop, nas dependências do Colégio Adventista, em 2004. De forma geral, o grupo tem se envolvido em diferentes ações no campo social em diversas regiões do estado.

Recentemente, o Coral em Libras se envolveu num projeto da escola chamado “Amigos da Saúde” e realizou apresentações para pacientes da Clínica de Tratamento Renal (CTR) de Sinop.

“É uma grande alegria poder acompanhar a ação efetiva do Coral em Libras desta escola. Sua existência é um fator formativo para os membros do grupo. Pudemos testemunhar, ao longo dos anos, a transformação de vidas e conversões de pessoas por meio da ação divina ao usar estes meninos e meninas”, destaca Henilson Erthal.  

veja também