Coral gospel de Ribeirão lança DVD no palco do Theatro Pedro II

Coral gospel de Ribeirão lança DVD no palco do Theatro Pedro II

Atualizado: Quinta-feira, 16 Dezembro de 2010 as 10:05

Um ano depois de realizar a sua primeira gravação ao vivo, o coral SalvaSoul volta ao palco do Theatro Pedro II ,desta vez, para o show de lançamento do DVD "Construindo um Futuro Melhor", com a apresentação registrada em dezembro de 2009.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, os ingressos estão esgotados, o que prova a popularidade do grupo em Ribeirão e região. Criado em 2002, dentro do Projeto Vida Salva Vidas, de onde saiu a maior parte dos integrantes, o trabalho vai muito além da música. O projeto existe desde 1999 e, por meio de palestras, trabalhos culturais e acompanhamento familiar, busca tirar jovens e adolescentes das ruas e do contato com drogas, álcool e prostituição infantil.

Tarciso Zanior, cantor e produtor do grupo, diz que nesta quinta-feira também vai ser lançada a campanha para a compra do espaço onde funciona a sede do Salva Vidas, no Jardim Salgado Filho 1. O local, utilizado em regime de comodato, abriga salas de aula, área para prática de esportes e estúdio de gravação. "Vamos vender um kit que inclui o DVD, sacola ecológica, adesivo para carro e chaveiro. O dinheiro vai ser revertido para o projeto", informa.

Tarciso ressalta ainda que cerca de 250 jovens em situação de risco são atendidos pelo projeto. Alguns já fazem parte do coral infantil criado no espaço.

O show de hoje do SalvaSoul no Theatro Pedro II vai ter um repertório eclético. Além de composições próprias escritas por integrantes do coral, canções do ídolo gospel norte-americano Kirk Franklin e até uma versão em inglês da música-tema do filme "O Príncipe do Egito". "E claro, ‘Oh, Happy Days’, que o público sempre pede", diz.

Ao todo, são 14 pessoas no palco, entre cantores e um trio de músicos munidos de baixo, bateria e guitarra. A principal influência do SalvaSoul são os grupos vocais conhecidos como "spirituals" nos Estados Unidos. Cantores negros formados em igrejas batistas de todos os cantos do país norte-americano.

O Harlem Gospel Choir, que se apresentou em 2008 em Ribeirão Preto, é uma referência para o coral local. O SalvaSoul chegou a realizar o show de abertura e ainda participou da apresentação dos nova-iorquinos. "Acho que o nosso sucesso tem a ver principalmente com o trabalho social que realizamos. Deus nos ajuda bastante", acredita Tarciso.

Gravação teve apoio de patrocinadores O show de lançamento do DVD "Construindo Um Mundo Melhor" faz parte do projeto "Amigos da Casa", promovido pela Fundação D. Pedro II. O produtor Tarciso Zanior diz que foram prensadas três mil cópias.

Tarciso afirma que contou com o apoio de vários patrocinadores para a gravação e lançamento do DVD. De acordo com o cantor, todos participaram do projeto gratuitamente por acreditar no trabalho social realizado pelo Vida Salva Vidas.

Na sede atual da entidade, que fica na rua Campos do Jordão, no Jardim Salgado Filho 1, são desenvolvidas atividades como escola de futebol, vôlei e música, curso de teatro e artesanato, coral infantil e adulto, palestras para jovens e casais, além de acompanhamento familiar.  

veja também