Correios lança selo comemorativos da Casa Publicadora Brasileira

Correios lança selo comemorativos da Casa Publicadora Brasileira

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 2:03

No início desta manhã, dia 21, na capela da Casa Publicadora Brasileira (CPB), editora da Igreja Adventista, em Tatuí, SP, foi lançado o carimbo e o selo alusivos aos 110 anos da instituição. A cerimônia contou com a presença de representantes estaduais dos Correios, da prefeitura e câmara municipal, além dos administradores e servidores da editora.

O selo dos 110 anos da Casa Publicadora Brasileira apresenta, na primeira imagem, a bandeira nacional tremulando ao vento sobreposta pela moldura do mapa do Brasil preenchido pelas flores do ipê amarelo - árvore-símbolo nacional.

Na segunda parte, a peça retrata uma vista aérea do parque gráfico da Casa Publicadora Brasileira e simboliza a solidez da empresa, que há 110 anos tem como missão produzir materiais para promover o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano. As cores preto, branco e sépia da ilustração representam a sua tradição histórica no Brasil e no mundo.

Para essa comemoração, a logomarca dos 110 anos é destacada e centralizada na parte superior do selo. Na parte inferior, aparece o slogan: “Casa Publicadora Brasileira: 110 anos imprimindo qualidade de vida”.

Os Correios lançam carimbos e selos comemorativos a fim de homenagear instituições que prestam alguma contribuição relevante para a sociedade brasileira, seja na área educacional, cultural ou humanitária. E esse é o caso da CPB, a maior editora adventista do mundo, que há onze décadas publica livros e revistas sobre saúde, educação, família e religião. A instituição, que exporta livros e revistas para Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Estados Unidos, já teve alguns de seus materiais traduzidos para 200 línguas e dialetos.

Carimbos e selos postais comemorativos são marcas que registram e documentam a história através da filatelia – arte de colecionar selos, fixando acontecimentos relevantes através do tempo. O carimbo será usado pela editora em suas correspondências pelos próximos seis meses e, o selo, pela agência central dos Correios de Tatuí, até o dia 9 de janeiro de 2011. A editora nasceu em julho de 1900 no Rio de Janeiro e já esteve instalada em Taquari, RS, e Santo André, SP. Desde 1985, está sediada em Tatuí, no sudoeste paulista.

veja também