A Corrupção Humana

A Corrupção Humana

Atualizado: Terça-feira, 7 Janeiro de 2014 as 3:49

A Corrupção Humana Neste capítulo do livro de Gênesis (6) você pode perceber que o autor destaca a estranha história dos "filhos de Deus" que foram atraídos pelas "filhas dos homens" e se casaram com elas (6.2). Os teólogos reformados dizem que esta foi a união entre os filhos de Sete com os filhos de Caim, ou seja, homens piedosos casando-se com mulheres ímpias. Seja como for, estes casamentos eram polígamos e contrários à natureza, uma arrogante rejeição do plano natural de Deus para o casamento. 
 
A narrativa termina dizendo que " a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência" (v.11), e isto " lhe cortou o coração". O cenário para o Dilúvio estava pronto. 
 
Veja como foi:
 
"Quando as pessoas começaram a se espalhar pela terra e tiveram filhas, os filhos de Deus viram que essas mulheres eram muito bonitas. 
 
Então escolheram as que eles quiseram e casaram com elas.
 
Então o Senhor Deus disse: 
 
— Não deixarei que os seres humanos vivam para sempre, pois são mortais. De agora em diante eles não viverão mais do que cento e vinte anos. ( O pecado faz mal a saúde! A corrupção humana degradou física, emocional e espiritualmente as pessoas. E o tempo de vida neste momento diminuiu drasticamente). 
 
Havia gigantes na terra naquele tempo e também depois, quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens e estas lhes deram filhos. Esses gigantes foram os heróis dos tempos antigos, homens famosos. Quando o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas, ficou muito triste por haver feito os seres humanos. 
 
O Senhor ficou tão triste e com o coração tão pesado, que disse:
 
— Vou fazer desaparecer da terra essas pessoas que criei, e também todos os animais, os seres que se arrastam pelo chão e as aves, pois estou muito triste porque os criei.
 
Mas o Senhor Deus aprovava o que Noé fazia. 
 
Esta é a história de Noé. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. 
 
Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus.
Para Deus todas as outras pessoas eram más, e havia violência por toda parte. Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más.
 
Deus disse a Noé: — Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência. 
 
Pegue madeira boa e construa para você uma grande barca.
 
Faça divisões nela e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora. As medidas serão as seguintes: cento e trinta e três metros de comprimento por vinte e dois de largura por treze de altura. 
Faça uma cobertura para a barca e deixe um espaço de meio metro entre os lados e a cobertura. Construa três andares na barca e ponha uma porta num dos lados. 
 
Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá. Mas com você eu vou fazer uma aliança. 
 
Portanto, entre na barca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. Também leve para dentro da barca um macho e uma fêmea de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais e de todas as espécies de seres que se arrastam pelo chão, a fim de conservá-los vivos. 
 
Ajunte e leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer. 
 
E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.
(Gênesis 6:1-22 NTLH)
 
Oração: Pai, me livre das alianças erradas que corrompem o meu coração. Me dê discernimento, e coragem para fazer escolhas certas. Quero agradar seu coração e ser obediente e preservado por ti como foi Noé. 
 
Bianca Toledo

veja também