CPESP implanta projeto que visa memorização da bíblia

CPESP implanta projeto que visa memorização da bíblia

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 11:08

O fundador do Ministério Bíblia Falada, criado em 1991, pastor Cornélio Augusto, firmará parceria com o Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos do Estado de São Paulo (CPESP)

O pastor Cornélio Augusto dá dicas para que os fiéis consigam decorar um versículo por dia. Para ele, é tudo uma questão de dedicação e total administração do tempo para o estudo da Bíblia

para comandar um projeto de memorização bíblica, intitulado “A Bíblia na ponta da língua”. A ação já ocorre na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), onde 45 mil membros do ministério estão firmes no propósito de memorizar um versículo por dia. “Selecionamos 365 versículos essenciais que todo o cristão deve ter na ponta da língua. Depois, damos dicas e técnicas para que as pessoas consigam memorizar os textos”, explica o pastor. Segundo ele, a estratégia está na administração do tempo. “O grande segredo é fazer com que cada minuto valha a pena, especialmente quando se trata da Bíblia, que é o maior tesouro do mundo”.

A ideia é que os fiéis dediquem cada dia ao estudo de um só versículo. O procedimento repete-se todos os dias da semana, por um ano. O processo não é difícil, mas requer determinação e, claro, alguns truques. “As pessoas são orientadas a plastificarem os cartões com versículos e colocarem no bolso. Sempre que tiverem algum tempo, devem ler e mentalizar o versículo, de forma a que ele se torne o mais visual possível, como se fosse um propaganda de TV”, ensina, acrescentando que também é necessário decorar a referência de cada versículo.

O próprio pastor, mestre em perseverança, explica suas técnicas de memorização: “É muito simples. Decoro um versículo em 15 minutos.Para um capítulo com dez versículos, por exemplo, levo duas horas e meia.

O mais interessante é que não preciso dedicar um tempo exclusivo para isso, posso fazê-lo a qualquer hora”, explica ele, que já memorizou vários livros inteiros e versículos da Bíblia, entre eles, todo o Salmo 119.

No Conselho de Pastores de São Paulo, o pastor Augusto espera repetir o sucesso conquistado com o projeto na Lagoinha, que ocorre desde outubro de 2009. Ele já percorreu o Brasil, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Suíça e Portugal, promovendo a memorização da Bíblia como ponto de partida e referência de mudança.

É autor dos CDs Bíblia Falada (Livros do Antigo e Novo Testamento em CD audio e todo o Novo Testamento em MP3) e do livro  

veja também