Cristãos acreditam que catástrofes são sinais de Deus

Cristãos acreditam que catástrofes são sinais de Deus

Atualizado: Sexta-feira, 25 Março de 2011 as 3:17

Uma pesquisa divulgada na quinta-feira revela que os evangélicos são os que mais acreditam que as catástrofes naturais são sinais de Deus. A pesquisa apontou números dos grupos que apoiam a tese, 31% dos católicos e 34% protestantes.

Seis em cada dez brancos evangélicos entrevistados acreditam que as catástrofes naturais são sinais de Deus, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Notícias Religiosas Service News.

O diretor de pesquisa, Daniel Cox, disse que os "evangélicos e os republicanos são mais propensos a acreditar que as catástrofes naturais são evidências do que a Bíblia chama de ‘fim dos tempos', e não nas mudanças climáticas globais".

Uma parcela dos evangélicos entrevistados - 52% - acreditam que as mudanças climáticas causaram as recentes catástrofes naturais. A pesquisa mostra ainda que 53% dos evangélicos brancos que acreditam que Deus castiga as nações devido aos pecados dos seus cidadãos.

No ano passado, o evangelista Pat Robertson tinha dito que o terremoto no Haiti "foi uma maldição para o povo haitiano por causa da história de vodu”. Robertson fez declarações parecidas sobre o furacão 2005 que devastou a costa do golfo, que liga a tragédia ao aborto.

Oito em cada dez entrevistados dizem que o fornecimento de assistência financeira para o Japão é muito importante, apesar dos desafios econômicos em casa.

A pesquisa foi feita com base em entrevistas telefônicas com 1.008 adultos nos EUA, no dia 17 de março de 2011.  

veja também