Cristãos dão exemplo de solidariedade no Dia Nacional da Caridade

Cristãos dão exemplo de solidariedade para todo no nataliano

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 3:42

Dia 19 de Julho: 'Dia da Caridade', é uma data que foi instituída por lei ironicamente em plena ditadura militar.

A Caridade esteve presente em vários momentos da história, mas passou a ser mais praticado pelo Cristianismo por meio do mandamento “Amai-vos uns aos outros”, que na realidade é o princípio da Caridade.

No Brasil, comemora-se o dia da Caridade no dia 19 de julho, essa data comemorativa foi instituída por meio da lei n° 5.063 em 1966, decretada pelo presidente Humberto Castelo Branco, exatamente na época em que o país passava pela ditadura militar.

Alguns líderes cristãos ficaram marcados na história por sua caridade, como por exemplo a missionária católica Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana e recentemente, o Pastor brasileiroo Cesino Bernardino, ambos já indicados ao Prêmio Nobel da Paz.

Madre Teresa, com o objetivo de apoiar os desprotegidos da índia, dedicou-se como professora de geografia e mais tarde ensinou as crianças indianas o alfabeto e a importância da higiene pessoal. Dois de seus grandes desafios foi angariar donativos e levar a palavra de Deus aos moradores daquele país, abdicando de todos os seus bens materiais.

O reconhecimento por seu trabalho veio por meio do Prêmio Nobel da Paz que foi concedido à Madre Teresa no dia 17 de outubro de 1979. No momento em que recebeu o Prêmio, perguntaram-lhe: - "O que podemos fazer a fim de promover a paz mundial? "Ela respondeu: - "Voltem para seus lares e amem suas famílias”. Segundo ela, “A falta de amor é a maior de todas as pobrezas”.

O pastor Cesino Bernardino, que ficou conhecido como apóstolo social, marcou por sua luta “pela causa da família cristã” e pela reconstrução do Haiti. Ele foi indicado ao prêmio Novel da Paz, este ano, que foi dado a conhecer pelos pastores participantes do 29º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários da última Hora onde foi anunciado a indicação.

veja também