Curso culinário adventista enfatiza estilo de vida saudável

Curso culinário adventista enfatiza estilo de vida saudável

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 11:14

O interesse por um estilo de vida mais saudável despertou a atenção de 45 pessoas que participaram do primeiro encontro de uma série que está ensinando receitas naturais e debatendo os seus benefícios para o corpo e a mente. Dirigida pelo culinarista Ricardo Fioravante, o curso focou no último domingo, 27 de março, o preparo de alimentos que dispensam a utilização de ovos e açúcar.

Além de ensinar a como fazer pratos como patês, pão, torta de banana com castanha, entre outros, Fioravante esclareceu como alguns ingredientes afetam a mente e o relacionamento com Deus. O culinarista acredita que o diferencial de seu trabalho em relação a outros profissionais é justamente a aplicação espiritual. “Eu costumeiramente não faço uma discussão dizendo o que comer e o que não comer. A ideia é de que forma esses alimentos podem ser danosos a saúde, como a carne, o açúcar e ovos e como podem atrapalhar seu contato com Deus”, destaca.

É por isso que seu trabalho tem sido visto como novidade pelas pessoas que participam de seus cursos. Quando é ministrado para não adventistas, comenta Fioravante, os ouvintes tem se mostrado muito interessados ao ver não só a parte técnica, mas as aplicações bíblicas. “Eu abro a Bíblia e discuto o que ela diz, e isso tem me deixado convicto de que elas estão esperando ser confrontadas com nossas verdades, nossos valores”, percebe.

O pastor Francisco Fonseca, diretor do departamento de saúde da Igreja Adventista na região central do Estado, destaca que o culinarista tem uma vocação, um dom e um paladar aguçado, e que ele não é só um desenvolvedor de conceitos, mas mescla cada um deles com o conhecimento bíblico.

Fonseca reforça que existe uma conexão entre corpo e mente. E que aquilo que se ingere afeta essas duas esferas. “O foco do curso é a vida espiritual. Ter uma mente mais clara para ouvir a voz de Deus e ver a saúde como um recurso a mais em sua caminhada cristã é o que esperamos com essa iniciativa”, compartilha.

Serviço - A série ainda conta com outros sete encontros. O próximo está marcado para o dia 10 de abril, domingo, na sede administrativa da Igreja Adventista na região central do Paraná, situada em Curitiba. Inscrições e informações com Sheywa pelo telefone (41) 3331-5683 ou pelo e-mail [email protected]

veja também