Curso da Universal ensina casais a fortalecer a união

Curso da Universal ensina casais a fortalecer a união

Atualizado: Quinta-feira, 17 Novembro de 2011 as 1:24

Pela primeira vez no Brasil, o curso Casamento Blindado, realizado pelo bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, ajudou dezenas de casais a enxergarem onde estão as falhas nos relacionamentos, que muitas vezes terminam em divórcio.

Tanto presencialmente quanto pela internet, centenas de homens e mulheres aprenderam a “blindar” o casamento após tomarem conhecimento do que, de fato, atrapalha a relação.

Por que muitos casais se divorciam, já que fizeram juras de amor no dia da cerimônia? Se eles se amam, qual é o motivo deles não conseguirem permanecer juntos? O curso respondeu a estas e a outras questões muito comuns na mente de quem não entende as razões de haver tantas separações, desentendimentos, brigas e ressentimentos entre parceiros ou cônjuges.

Para os palestrantes, a preocupação maior foi fazer os participantes entenderem que quando a emoção dá lugar à razão, na hora de se resolver qualquer problema, a tendência é o relacionamento afundar.

Durante as sete aulas do curso, maridos, esposas, noivos, casais de namorados e solteiros compreenderam que um casamento feliz dá trabalho; ou seja, para que a relação dê certo, é necessário haver renúncias, sacrifícios, respeito e dedicação.

“Chorava por tudo” Para a jornalista Jeane Vidal, de 40 anos, que participou das aulas junto com o marido, José Roberto, o curso Casamento Blindado é um divisor de águas no relacionamento deles, já que a emoção excessiva a dominava. “Sou casada há 10 anos e sempre fui muito emotiva, chorava por tudo, e isso atrapalhou bastante, pois meu esposo, ao contrário de mim, é muito racional e, em vez de se sensibilizar com o meu choro, ficava mais irritado ainda. Como diz a palestrante Cristiane Cardoso, ‘ele me dava o tratamento do silêncio’”, explica.

Jeane diz ainda que uma das várias coisas que aprendeu durante as palestras é que problemas não se resolvem com emoção, e que, quando ela é usada para tentar resolvê-los, as coisas só pioram.

De acordo com a jornalista, era isso o que acontecia em seu casamento: “Eu estava  usando a ferramenta errada. Claro que ninguém muda do dia para a noite, mas agora sempre que me deparo com uma situação em que a emoção quer falar mais alto, lembro-me de tudo que aprendi e faço uso da ferramenta correta: a razão. E está funcionando. Tenho certeza de que, a partir de agora, aplicando no meu casamento tudo que aprendi, ele ficará melhor a cada dia.”

Prático e eficaz Para a professora recém-casada Priscila Marques, de 28 anos, participante online, o curso foi de grande valia, já que a ensinou a reagir nas situações do dia a dia e nas dificuldades dos primeiros anos de casamento.

  “De forma prática e eficaz, os palestrantes souberam ilustrar e indicar qual caminho seguir para ter um casamento feliz, apesar das diferenças que sempre existirão entre o casal”, ressalta.

Se você quer aprender o segredo de um casamento feliz e duradouro e conhecer o que diferencia homens de mulheres nos relacionamentos, participe do próximo curso, que acontecerá em janeiro de 2012.

veja também