Debate: Cientistas X Evolucionistas; o que eles dizem?

Debate: Cientistas X Evolucionistas; o que eles dizem?

Atualizado: Quinta-feira, 6 Fevereiro de 2014 as 11:59

Debate: Cientistas X Evolucionistas; o que eles dizem?Os cientistas Bill Nye (evolucionista, conhecido como "O Cara da Ciência") e Ken Ham (criacionista conceituado nos EUA) "se enfrentaram" em um debate na última terça-feira, 04/02, no Museu da Criação de Kentucky. O questionamento central do debate foi : "A criação é um modelo viável de origens na era científica moderna de hoje?".
 
O debate completo durou mais de duas horas, entre argumentações de ambos os lados. Confira abaixo alguns dos principais pontos abordados por cada um dos cientistas.
 
Ken Ham:
O cientista criacionista baseou-se na existência de uma grande diferença entre ciências de observação / experimentais em comparação e a chamada "ciência histórica".
 
"É na ciência histórica que você interpreta dados sobre um evento que você não observou diretamente", argumentou.
 
A comparação seria como o flagrante de um crime e a investigação após o fato ocorrido - o que exigiria juntar diversas evidências e examina-las cuidadosamente.
 
Se você vê algo acontecer, sabe exatamente o que você viu. Mas olhar para a evidência - depois do ocorrido - significa que existem várias versões possíveis de eventos. Com mais provas , o número de versões possíveis diminui. 
 
Ham insistiu que a versão dos fatos que ele suporta ainda é possível com os dados científicos atuais.
 
"A palavra evolução foi sequestrada, usando uma isca, para doutrinar os alunos a aceitarem a crença evolutiva como uma ciência de observação", alertou.
 
O criacionista citou um livro chamado "Ciências da Terra" para explicar este ponto, o qual os cientistas aceitam a diferença. 
 
"Em contraste com a geografia física , o objetivo da geografia histórica é compreender a longa história da Terra", destacou.
 
Ao comentar o debate entre criacionismo e evolucionismo, Ken o caracterizou da seguinte forma: "O debate criação / evolução é realmente um conflito entre duas visões de mundo filosóficas com base em duas contas diferentes de origens ou crenças científicas históricas".
 
Ken ainda rejeitou a afirmação de que criacionismo e ciência não podem andar de mãos dadas. Para justificar sua posição, o criacionista citou Raymond Damadian , o inventor do aparelho de ressonância magnética.
 
"A ideia dos cientistas que dizem que 'a teoria de que a Terra tem 6.000 anos de idade não faz parte da verdadeira ciência' está errada", disse o inventor.
 
Outros argumentos usados por Ken durante o debate:
 
"Cada doutrina bíblica ou a teologia é fundada em Gênesis"
"É uma batalha sobre como interpretamos o passado. "
"É uma batalha de autoridades... quem é a autoridade ? Homem ou Deus? "
"Eu acredito que a palavra 'ciência' foi sequestrada por secularistas".
"Se você acredita na casa dos milhões de anos da Terra, você pode ser um cristão, porque a salvação é baseada na fé em Cristo, não em Genesis. Mas você tem um problema. Porque como você explica a morte antes da queda?"
"Deus é necessário para a ciência"
 
Bill Nye :
Para o evolucionista neste debate, o grande problema com o modelo criacionista é que ele não oferece qualquer previsão, enquanto a ciência prediz os tipos de animais que pode-se esperar encontrar em lugares direntes.
 
"O que queremos na ciência, tal como é praticada na parte externa, é a capacidade de prever", destacou.
 
Segundo Nye, em Kentucky - onde estava sendo realizado o debate - havia pedras que seguravam milhares de gerações de formas de vida de plantas de corais minúsculos. Sr. Nye argumentou que, se a Terra tinha realmente apenas alguns milhares de anos, não haveria tempo suficiente para essas formas de vida para crescerem.
 
Outros pontos abordados por Bill Nye:
 
"Não há distinção entre a ciência de observação e ciência histórica, estas são construções exclusivas para o Sr. Ham ".
"Eu baseio minhas crenças sobre a informação eo processo que chamamos de ciência. Isso me enche de alegria . É uma coisa maravilhosa e surpreendente para mim"
"Se abandonarmos tudo o que temos aprendido, se deixarmos de lado tudo o que aprendemos antes de nós, se pararmos de procurar respostas, seremos derrotados. "
"Nós temos que abraçar a educação científica. Nós temos que manter a educação científica nas aulas de ciências"
 
Com informações do Christian Today
 
Tradução por João Neto - www.guiame.com.br

veja também