Depender de Deus - parte 1 - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Depender de Deus - parte 1 - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Atualizado: Quinta-feira, 21 Maio de 2009 as 12

O livro de Mateus 17:14 a 16 nos mostra que um homem aproximou-se de Jesus e disse: "Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é epiléptico. E teus discípulos não o puderam curar". E Jesus os repreendeu dizendo "ó geração incrédula e perversa...".

O texto deixa claro que não devemos nos firmar em nossos conhecimentos ou nas experiências passadas ou nas experiências de outras pessoas para fazermos a obra que o Senhor tem para nós, e principalmente para não perdermos o foco do Caminho do Senhor.

O Senhor nos ensina que o povo perece porque lhes falta conhecimento; Oséias 4:6.

O conhecimento ao qual o Senhor se refere, não é o conhecimento das coisas humanas, das coisas corriqueiras e que só servem para desempenharmos tarefas da sabedoria humana.

O Conhecimento do qual o Senhor faz menção é o Conhecimento da Verdade da Sua Palavra. De saber quem você é em Deus e quem Deus é para voce, de saber o que você tem em Deus, de conhecer as Suas promessas e querer, estar disposto a viver em Deus e para Deus. Como diz em no livro de Isaiás 1:19 "...se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor desta Terra...".

O Senhor não quer que andemos no nosso entendimento, Ele quer que andemos no entendido de Sua Palavra. Veja um pequeno exemplo disto que estou falando no livro de 2ª Reis 16: 15 a 17. "...Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos? Respondeu ele: Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles. E Eliseu orou, e disse: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu...".

Veja, é disso que estou falando. Não andar no conhecimento humano, desprezando as coisas de Deus.Se Eliseu não soubesse quem ele era para Deus, e quem Deus era para ele, ele teria sido morto. Mas Eliseu sabia que Deus estava com ele.

Logo, não é por nossa faculdade, ou por ser médico, analista, psicanalista, ou pela posição social, ou por ser grande conhecedor do perfil humano e de suas formas de agir, que vamos obter resultados na obra do Senhor.

É claro que temos que ter recursos para o Senhor usar, mas não temos que nos firmar nelas.

I corintios 8: 2 e 3 "Se alguém julga saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele".

O Pastor Eliezer Rodrigues tem nos ensinado que quando tentamos resolver qualquer situação sem Deus estar no meio, isso chama-se orgulho. E, sem Deus não haverá a Graça do Senhor para realizar qualquer coisa.

Provérbios 3: 5 e 6 nos adverte: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas".

Quando tentamos usar os nossos conhecimentos na obra do Senhor, os resultados não serão bons, e o próprio Senhor nos ensina em Zacarias 4:6

"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos".

No livro de João 15:5 Jesus deixou claro como deve ser a dependência que devemos ter do Senhor, de Sua Palavra e do relacionamento com o Espírito Santo.

De saber que Nele está e vem o nosso sustento, Nele está a nossa proteção e segurança, Nele está a cura para o nosso corpo, Nele estamos firmados na Rocha, Nele está a nossa prosperidade, Nele está..., Nele está..., Nele está...

Logo meu irmão e minha irmã, qual é o teu problema ou a tua necessidade? Saiba que no Senhor está a solução e a provisão deles.

O texto de João 15:5 diz: "Eu sou a videira; vós sois os ramos(galhos). Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer".

Meu irmão, se Deus sustentou no DESERTO (DESERTO segundo o dicionário Michaellis =  Lugar Desabitado, lugar despovoado. Região árida e despovoada, com vegetação pobre, adaptada à escassez de chuva. Lugar solitário ou pouco freqüentado).

Pela descrição acima DESERTO é um lugar perfeito para se viver não é? Claro que não.

Deserto é um lugar de passagem rápida, mas as vezes fazemos tanta besteira e damos tanta  cabeçada que esse tempo no deserto acaba por se estender além do necessário, e o pior, por nossa própria culpa... como foi o caso do povo que tinha acabado de sair do Egito.

Veja que Deus sustentou o seu povo no deserto durante 40 anos. Não faltou água, não faltou comida, não faltou vestimenta, não faltou trabalho e não faltou proteção e segurança, porque Deus era com eles. E, além de toda a provisão, Deus provia uma coluna de nuvem durante o dia para lhes guardar do sol e uma coluna de fogo durante a noite para lhes guardar o intenso frio. Veja o texto completo no livro de Êxodo 13: 21 e 22.

Vamos depender do Senhor como Davi o fazia, como Elias fez, como Moisés fez, como Paulo, Pedro e João fizeram, como Noé fez, e como tantos homens que caminharam com o Senhor e dependiam dele para tudo.

O Senhor te diz que nunca te abandonará Mateus 28:20.

Deus te abençoe.

Luiz Roberto e Eleni Maciel são diáconos na Igreja Evangélica Verbo da Vida, no bairro do Belém, em São Paulo (SP), liderada pelo pastor Eliezer Rodrigues. São formados pelo Seminário Biblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.  

veja também