Depender de Deus - Parte 2 - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Depender de Deus - Parte 2 - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Vimos na mensagem que:

- Jesus é a videira e nós, nEle enxertados, somos ramos.

- Que Jesus sustentou por 40 anos o seu povo no DESERTO, quanto mais o fará hoje conosco.

- E vimos principalmente que Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer.".

Nada é NADA mesmo.....

Você sabe que foi feita uma análise da palavra NADA, para descobrir o que realmente quer dizer ou expressar. E depois de tantas análises, anos e anos de estudo, descobriram que NADA não quer dizer alguma coisa, quase alguma coisa ou todas as coisas. NADA é nada, NADA é coisa nenhuma, NADA não é coisa alguma e NADA não é qualquer coisa.  Isso quer dizer que sem Deus não podemos fazer coisa alguma, coisa nenhuma ou não podemos fazer qualquer coisa sem Deus.

Precisamos entender o que é, e como depender de Deus. É bonito ler que Deus nos supre, que Deus nos cura, que Deus nos guarda, que Deus... que Deus... Mas, às vezes nos falta a compreensão total para que possamos depender de Deus verdadeiramente e em todos os dias de nossa vida, e sermos de fato supridos na nossa necessidade.

Depender de Deus não é lançar sorte em alguma coisa, por exemplo:

-      Se eu sair de casa e estiver chovendo eu vou para direita, senão vou para a esquerda.

-      Se o telefoner tocar faço isso, senão aquilo...

-      Se durante o culto o pastor falar assim, então sei que é para mim, e é direção de Deus...

-      Se acontecer isso...

-      Se acontecer aquilo...

-      Se acontecer aquilo outro...

Não, meu querido.

Depender de Deus não é isso. Isso é meninice, é uma forma de jogar para o Senhor a imaturidade espiritual e a incapacidade natural de não saber o que fazer na hora em que algo tem que ser feito. Depender de Deus, meu irmão, é saber que quem anda com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo não fica perdido pelo caminho sem saber o que fazer.

Veja o que Jesus disse em João 8:12 "... Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas..."

Lembra que no começo do estudo vimos que Deus disse em Oséias 4:6 "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento..."?

Vamos entender isso:

Você faz parte do povo de Deus certo? Certo.

E, se o povo de Deus está sendo destruído, é porque, em alguma ou algumas em áreas ele está indefeso. E essa falta de defesa vem por qual motivo? Por que falta entendimento, falta conhecimento e nessas áreas não existem luz para esclarecer. Logo, falta de luz quer dizer que nestas áreas existem trevas.

Jesus disse que quem o segue não andará em trevas.

E, parafraseando Oséias 4:6 Deus diz que o Seu povo está sendo destruído porque nele existem trevas, porque lhes falta entendimento, porque falta suprimento da Palavra, porque falta a Vida, porque falta o Caminho, porque falta direção e ação.

Veja, se o povo de Deus, que somos nós, que têm a Jesus como Senhor de sua vida, que o está seguindo, e em algumas áreas estamos passando por dificuldades, é porque nestas áreas existem TREVAS.

Pense: Qual é a área ou as áreas nas quais você tem passado algum tipo dificuldade?

Analisando nossa vida, percebemos que temos áreas (financeira, física, profissional, amorosa) em dificuldades, porque nestas áreas falta a Luz da Palavra de Deus em ação.

Mas, e agora o que fazer e o que isso tem a ver com Depender de Deus?

Meu amado, quando compramos um produto que apresenta defeito depois de algum tempo, nós o levamos numa assistência técnica do fabricante para ele arrumar, certo?

Pois com conosco é a mesma coisa. Fomos feitos por Deus à Sua imagem e semelhança (Genesis 1), somos povo exclusivo dEle (1ª Pedro 2:9), Ele nos conhece pelo nome e nos chamou desde o ventre de nossa mãe (Gálatas 1:15).  Logo, o único que pode nos ajudar a nos arrumarmos nas áreas em que temos problemas é Deus.

Meu irmão, minha irmã, depender de Deus é saber que nele está a resposta para a nossa necessidade. É crermos com o coração que ele nos ouve e nos atende, quando o buscamos de todo o coração. Não devemos buscar ao Senhor, numa atitude mascarada de dependência de Deus, somente por causa das bênçãos que podemos receber. Nossas atitudes em relação a Deus devem ser outras.

É reconhecer que Ele é Deus, é dizer como Paulo em Filipenses 1:21 " Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". É saber que Deus é Deus em qualquer situação.

- Se temos algo, ele é Deus.

- Se não temos algo ou estamos em dificuldade de alguma coisa, Ele continua sendo Deus do mesmo jeito.

- Não é o fato de termos ou de não termos algo que Deus vai deixar de ser Deus.

- Não é o fato de estarmos ou não doentes que Deus vai deixar de ser Deus.

- Não é o fato de estarmos empregados ou desempregados que Deus vai deixar de ser Deus.

DEUS É DEUS EM QUALQUER SITUAÇÃO

Depender de Deus, meu irmão e minha irmã, não é você correr para uma igreja, para um pastor, para um padre, ou o papa ou bispo para eles estarem orando por você e te ajudando, quando alguma coisa te sobrevier. Isso não é DEPENDER DE DEUS.  Isso significa que você está se apegando e dependendo de homens ou de qualquer coisa ligada à religião.

DEPENDER DE DEUS é se apegar a Ele, à Sua Palavra, ao Seu Santo Espírito. Lendo e meditando na Palavra de Deus, orando com seu entendimento, orando em línguas, adorando ao Senhor com louvores e ações de graça, é você estar a todo momento na presença do Senhor desconsiderando as coisas naturais e considerando as coisas espirituais.

Como diz no Livro de Efésios 6:10 a 18 "...Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos..."

Finalizando essa parte considere o que o Senhor te diz  no livro de 1ª Pedro 5: 7 a 10. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer”.

Diga: GRAÇAS A DEUS PELA SUA PALAVRA E PELA REVELAÇÃO DA SUA PALAVRA QUE NOS TRAS LUZ E VIDA.

Deus te abençoe.

Luiz Roberto e Eleni Maciel são diáconos na Igreja Evangélica Verbo da Vida, no bairro do Belém, em São Paulo (SP), liderada pelo pastor Eliezer Rodrigues. São formados pelo Seminário Biblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições