Depender de Deus - Parte 4 - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Depender de Deus - Parte 4 - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Vimos na última mensagem:

- Que não podemos ficar alheios às orientações do Pai, para não estarmos vulneráveis aos ataques do diabo;

- Que Deus não disse que nossa vida seria fácil, mas nos disse: "tende bom ânimo";

- Que não devemos andar ansiosos pelas coisas, antes, temos que lançar nosso jugo/peso sobre o Senhor, porque Nele temos Paz;

- Como filhos, devemos atentar às palavras e instruções do Pai, guardando-as dentro do coração, porque são vida e remédio para nosso corpo, e assim, seremos abençoados e bem sucedidos.

Ser abençoado é algo que todo filho de Deus deseja, não é verdade. E podemos sim ser abençoados, porque essa é a vontade do Pai, Glória a Deus.

Mas saiba que o Pai corrige ao filho que ama. Veja Hebreus 12: 5 a 8 "...Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por Ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?...". O texto deixa claro que seremos corrigidos pelo Pai, até o ponto de sermos filhos OBEDIENTES à Sua voz, de caráter íntegro e reto perante os homens e perante a Ele, o nosso Pai.

Com certeza o pai corrige o filho porque Ele ama esse filho e deseja que seu amado filho chegue a estatura de filho maduro, filho Huyos, que não é mais menino na fé, que é dirigido pelo Espírito Santo em tudo o que faz, e, que herda tudo o que é do Pai.

Veja, quando aceitamos a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de nossas vidas, acabamos de nascer, no livro de João 3:4-8 fala sobre esse novo nascimento, e, sendo filhos temos direito a herança que é a vida eterna e todos os benefícios que dela provem.   

Só o filho maduro toma posse por completo da herança, só o filho maduro aceita a correção do pai no momento que ela acontece. O filho aceita e obedece à voz do Pai, reconhece o seu erro, muda de atitude numa virada radical de comportamento e passa a viver uma vida de OBEDIÊNCIA à voz e à Palavra do Pai.

Meu amado, quando Deus tem te avisado que você está fora do caminho, que você está no erro e continua insistindo nesse erro, Deus, como um bom Pai, promove uma situação específica para falar frente a frente com você, para te confrontar, para te alertar e te mostrar que você está errado, porque o Pai quer te livrar das mãos do diabo que quer tirar a sua vida.

Mas, Deus sendo rico em misericórdia (Efésios 2:4), promove "um culto" para te alertar, para você se corrigir, porque Ele não quer que você morra cedo. Meu irmão isso é sério demais.

Deus te ama meu irmão, Deus te ama e deseja ter relacionamento com você, Ele quer que você viva na vontade Dele.

Mas você pode pensar como vou saber a vontade de Deus para obedecê-lo?

Eu te digo: AMAR A PALAVRA DE DEUS.

Se você não ama a Palavra de Deus você não a obedece. Mas se você a ama, você obedece.

De acordo com o dicionário Michaelis a palavra OBEDECER significa:

1. Submeter-se à vontade, cumprir as ordens.

2. Estar sob a autoridade de; ficar sujeito a.

3. Submeter a vontade a alguma coisa.

4. Cumprir, observar.

5. Estar ou ficar sujeito a uma força ou influência; ceder.

6. Deixar-se governar ou conduzir por.

7. Ceder à consciência, seguir os ditames da razão ou os impulsos do coração.

Viver em obediência é a base para todo o entendimento, e obedecer a Deus é uma atitude que resultará numa vida cheia de temor de Deus e cheia de sabedoria, veja o que nos ensina o livro de Salmos 111:10 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre."

Quando ATENTAMENTE ouvimos a voz do nosso Deus, as bênçãos nos alcançarão, Deuteronômio 28: 1 e 2 "Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus...".

Se as bençãos te alcançarão, é porque voce está lá na frente avançando em conhecer e prosseguindo em conhecer ao Senhor (Oséias 6:3), avançando..., avançando..., avançando...não se importando com as pedras que te jogam, muito menos com os comentários infelizes de outros.

Continue meu irmão, continue minha irmã. Não pare avance, avance, avanceeeeeeeeeeeee!

De acordo com o dicionário Michaelis a palavra ATENTAR significa:

1. Aplicar com atenção (olhar, ouvido, mente).

2. Refletir sobre; considerar, ponderar.

3. Tomar em consideração; ter em conta; atender.

ATENTAR  é DAR total ATENÇÃO com os olhos, ouvidos e com a mente à voz de Deus, ou seja, parar tudo para considerar as instruções do Pai.

Como Maria fez aos pés de Jesus, ela deixou tudo de lado e foi se deleitar na presença do Senhor. Maria pouco se importou se a casa estava suja, ou se tinha comida para fazer, roupas para lavar e se sua irmã Marta estava ansiosa e perturbada com os afazeres da casa.... Maria simplesmente esqueceu tudo para ATENTAR às Palavras do Senhor. Lucas 10: 38 a 42.

As nossas atitudes, face ás várias situações da nossa vida, determinam a forma como vamos viver.

Uma vez que somos filhos de Deus, o Senhor espera que nos envolvamos com as coisas que dizem respeito ao Seu reino, NÃO numa atitude de "obrigação", mas numa atitude de OBEDIÊNCIA.

Quando não obedecemos a Deus, não devemos nos surpreender se as bênçãos não estiverem disponíveis para nós.  

Para que tenhamos as nossas necessidades supridas, temos que ser obedientes ao que Jesus nos ensinou:

Mateus 6: 25:33: "Não andeis ansiosos..... e .....buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas".   

Não podemos viver numa atitude de ansiedade em relação às coisas que precisamos. Muito pelo contrário. Temos que andar em fé, crendo que Deus cuida de nós e suprirá todas as nossas necessidades, porque Ele diz isso na Sua Palavra.

Precisamos atentar ao que Jesus Cristo nos ensina e colocarmos Deus em primeiro lugar, buscarmos o Seu reino, e acreditarmos na Sua palavra que diz: que todas as demais coisas nos serão acrescentadas.

Depender de Deus é conhecer a Sua vontade, e, em obediência andar Nela.

A CHAVE para a DEPENDÊNCIA de Deus é a OBEDIÊNCIA à Sua voz e à Sua Palavra.

Esse assunto irá continuar na próxima mensagem...

em amor,   

Luiz Roberto e Eleni Maciel

Luiz Roberto e Eleni Maciel são diáconos na Igreja Evangélica Verbo da Vida, no bairro do Belém, em São Paulo (SP), liderada pelo pastor Eliezer Rodrigues. São formados pelo Seminário Biblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições