Deputado Carlos Bezerra Jr. aprova seu 1º projeto na Alesp

Deputado Carlos Bezerra Jr. aprova seu 1º projeto na Alesp

Atualizado: Sexta-feira, 1 Julho de 2011 as 3:05

O deputado estadual Carlos Bezerra Jr. aprovou na sessão plenária de quarta-feira (29), seu primeiro projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta cria o Programa Mãe Paulista, conjunto de medidas que oferece melhores condições de gestação e parto às mulheres. Bezerra Jr., que, quando vereador de São Paulo, também fez do projeto que criou o Mãe Paulistana sua primeira ação na Câmara Municipal, agora, busca estender ao Estado os benefícios vigentes na capital.

A iniciativa prevê passagens gratuitas nos ônibus – para que as gestantes não faltem às consultas de pré-natal e puerpério –, remédios durante toda a gravidez, leito hospitalar para dar à luz e assistência até o primeiro ano de vida do bebê. Também prevê a distribuição gratuita do enxoval às mães participantes do programa.

Médico ginecologista e obstetra, Carlos Bezerra Jr. explica que esses são avanços fundamentais para políticas públicas de saúde da mulher. “Na cidade de São Paulo, quando a Prefeitura passou a seguir esses preceitos, experimentamos a maior redução nos índices de mortalidade materna e infantil da última década”, lembrou.

De acordo com o deputado, “o Estado traz desafios ainda maiores. Por isso mesmo, houve atenção especial a esse projeto, para torná-lo capaz de fazer frente à realidade paulista. A expectativa é que tenhamos um impacto positivo ainda maior do que o verificado no município”.

O projeto aprovado, segue, agora, para o Governo do Estado, para ser sancionado e transformado em lei.

Na capital, programa realizou mais de 500 mil partos

O Programa Mãe Paulistana é uma das mais elogiadas políticas públicas para a saúde da mulher de São Paulo. Neste ano, a iniciativa completou seu quinto aniversário, com cerca de 520 mil partos realizados, 3.043.955 consultas, 3.751.955 exames de pré-natal e puerpério, e 597.887 ultrassonografias obstétricas.  

veja também