Deputado estadual José Bruno lança projeto de lei que proíbe o trote em SP

Deputado estadual José Bruno lança projeto de lei que proíbe o trote em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Por Adriana Amorim

O deputado estadua (DEM-SP) e bispo da Igreja Renascer em Cristo, José Bruno, protocolou no início de março, projeto de lei que proíbe o trote em calouros aprovados nos vestibulares das universidades do estado. Segundo o deputado, o propósito da lei é coibir atitudes de violência praticadas contra os novos alunos. "Simplesmente todo início de ano e meio de ano, em época de matrícula, acontecem os trotes abusivos, jovens que se ferem, violência. Então, a idéia é coibir esse tipo de violência. Não é a festa, não é coibir a brincadeira, a celebração, não. Mas a violência, o abuso, que a gente vê". José Bruno chama a atenção para o fato de serem eventos realizados nas cidades sem que haja aprovação prévia das prefeituras. "E não há controle algum. Acontecem sem organização alguma. Para você fazer uma manifestação pública, tem aque avisar o DSV, Detran, Contrur. Lá não, reúnem-se, fazem um trote, vão para uma fazenda, machucam pessoas, jovens vão à morte", aponta.

Apesar da lei proibir todo tipo de trote, José Bruno esclarece que o assunto será discutido: "Logicamente nós teremos audiências públicas envolvendo as entidades de alunos, grêmios acadêmicos, UNE (União Nacional dos Estudantes), professores, lideranças de universidades. A regulamentação da lei, como ela vai acontecer, e até mesmo as emendas que vão ser feitas, serão discutidas. Nós demos a idéia e protocolarmos a proibição do trote. As audiências públicas vão nos ajudar, as emendas que serão feitas sobre o que for necessário também, e o próprio governador, ao regulamentar a lei, vai dar os detalhes disso. Mas nós queremos coibir o trote violento em São Paulo".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições