Deus é amor e amar é o que ele faz

Deus é amor e amar é o que ele faz

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

 

Leitura Bíblica
1 João 4.13-21
 
Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (João 13.1b)
 
Quem não deseja ser amado incondicionalmente, sem que os defeitos sejam levados em conta? Quem não espera por um amor que preencha o vazio da alma e cumpra a promessa de ser eterno? Um amor tranquilo, que anima e revigora? Alguém que ame até as últimas consequências? Esse é o anseio de todos nós. É como se algo em nosso interior clamasse por esse tipo de amor e nos faz passar de um relacionamento a outro na expectativa de encontrá-lo. 
 
Procuramos um sentimento assim nas pessoas da nossa família, no cônjuge, nos filhos, nos amigos. Parece que por maior que seja o amor dedicado a nós, ele ainda não é aquele que tanto ansiamos. Não são poucas as vezes em que nos decepcionamos por não encontrar o amor verdadeiro nas outras pessoas. Na leitura de hoje, João diz que Deus é amor em sua essência. 
 
Para Deus, amor não é um sentimento que acontece ao acaso e está sujeito às diversas situações da vida. O amor dele não é algo passageiro, que muda dependendo das nossas atitudes. É um amor eterno, que nunca falha, não acaba, nunca muda. Deus nos ama até a última conseqüência e expressou isso entregando Jesus para morrer em nosso lugar. 
 
Toda vez que ansiamos por amor, é pelo amor dele que estamos ansiando. Nenhum ser humano é capaz de dar esse amor a outro, porque o vazio interior de cada um de nós só pode ser preenchido com o amor de Deus. Contudo, muitas vezes não sabemos receber o amor de Deus. Estamos tão acostumados ao sentimento humano, que é limitado, e não conseguimos entregar-nos a esse amor incondicional e divino. Tememos que o Senhor também nos decepcionará. Porém, a melhor expressão do amor de Deus é a graça – o favor imerecido. 
 
Deus ama porque ama, porque ele é amor e amar é o que ele faz. Não precisamos merecer seu amor, apenas abrir o coração e recebê-lo. O Senhor pode não concordar com tudo o que faço, mas certamente me ama. - EB
 
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições