‘Deus me permitiu voltar’, diz treinador da NFL sobre cura de câncer agressivo de bexiga

O treinador de futebol americano Deion Sanders falou em entrevista coletiva após sua recuperação de um câncer agressivo de bexiga.

Fonte: Guiame, com informações da CBN NewsAtualizado: quinta-feira, 31 de julho de 2025 às 11:01
Deion Sanders em entrevista coletiva. (Captura de tela/YouTube/ESPN College Football)
Deion Sanders em entrevista coletiva. (Captura de tela/YouTube/ESPN College Football)

A lenda da NFL e atual treinador de futebol americano universitário, Deion Sanders, agradeceu às pessoas que intercederam por ele em oração durante sua batalha contra um câncer de bexiga agressivo.

"Quero agradecer a todos que oraram, pensaram na minha jornada e pediram que Deus interviesse. Sou imensamente grato a vocês. Sem oração, onde estaríamos? Também agradeço pela amizade, pela fidelidade e pelo espírito de vocês, que transmite paz”, escreveu ele na terça-feira.

A declaração foi feita após a coletiva de imprensa realizada por Sanders na última segunda-feira (28), quando relatou sua trajetória de superação contra um câncer agressivo na bexiga.

Ao lado da equipe médica da Universidade do Colorado, foi anunciado que Sanders está oficialmente "curado" e pronto para retomar suas atividades como treinador na atual temporada.

Sanders respondeu às crescentes preocupações sobre sua saúde e ao hiato dos acampamentos de verão do time de futebol americano da Universidade do Colorado no mês passado.

“Posso garantir a todos que está tudo BEM e continuará assim. Deus me sustenta como nenhum outro. Ainda tenho muito trabalho a fazer para glorificar a Deus, então acreditem: Ele está comigo,” escreveu ele na época no X.

“Estou animado para voltar ao Colorado, estar em casa com minha equipe, meu time e todos os envolvidos em nosso programa. Quando chegarmos a Boulder, vocês serão atualizados sobre tudo”

‘Ele está curado’

Com a entrevista coletiva, Sanders cumpriu sua promessa atualizando o público sobre sua batalha particular de saúde antes do acampamento de outono dos Buffaloes em sua terceira temporada como treinador principal.

“A palavra com ‘C’, quando a ouvimos, normalmente vem acompanhada de uma sentença de vida”, disse Sanders. “Mas não desta vez. Não desta vez.”

O treinador estava acompanhado de sua equipe médica para discutir o diagnóstico.

A Dra. Janet Kukreja, chefe da oncologia urológica no Centro de Câncer da Universidade do Colorado/ Hospital da Universidade do Colorado, junto com Lauren Askevold, treinadora esportiva assistente do Colorado, apresentaram em detalhes o cronograma que marcou o diagnóstico e o tratamento de Sanders.

Askevold explicou que Sanders estava passando por uma tomografia computadorizada para verificar a resolução de seus coágulos sanguíneos. Embora os resultados indicassem normalidade no sistema vascular, os médicos decidiram encaminhá-lo a um urologista, o que acabou sendo decisivo para a descoberta do câncer.

Sua médica disse que o treinador tinha um tumor na bexiga.

“Prosseguimos com a remoção do tumor na bexiga. Removemos o tumor. Era de grau muito elevado, invadindo a parede da bexiga, mas sem alcançar a camada muscular, algo que chamamos de câncer de bexiga não invasivo de alto risco”, explicou Kukreja.

A médica também explicou aos jornalistas que havia outras opções, mas Sanders optou pela remoção da bexiga e pela criação de uma nova bexiga.

"Tenho o prazer de informar que os resultados da cirurgia indicam que ele está curado do câncer", disse ela.

‘Não foi fácil’

Durante a coletiva de imprensa, Sanders se manteve descontraído, mas também admitiu que foi um ano difícil.

“Foi intenso. Foi difícil. Não foi um passeio no parque. Não foi fácil”, disse Sanders, emocionado. “Foi uma luta, mas conseguimos.”

Sanders comentou que perdeu aproximadamente 11 quilos durante o tratamento e que, desde então, sua rotina tem mudado significativamente.

Com bom humor, brincou dizendo que talvez precise de um “banheiro portátil” para acompanhar os desafios desta temporada.

Sanders incentivou todos a fazerem exames regulares.

“Homens, todos vocês, façam exames. Porque se eu não tivesse feito um teste por outro motivo, eles não teriam descoberto isso”, disse ele.

“Garanta que você receba o cuidado certo, porque sem pessoas maravilhosas como estas, eu não estaria sentado aqui hoje, já que isso se desenvolveu de forma tão rápida. Mas, por favor, façam seus exames.”

Volta aos gramados

O treinador de futebol disse aos repórteres que nunca duvidou que voltaria aos gramados neste ano.

“Eu sempre soube que voltaria a treinar. Nunca passou pelo meu espírito, pelo meu coração, que Deus não permitiria isso”, disse ele.

“Eu só não queria ir ao hospital toda semana com tanta coisa acontecendo. Não quero isso. Eu pensei: ‘OK, será que dá pra trazer uma daquelas máquinas e colocar no escritório?’”

Em um vídeo recém-publicado no canal da “Well Off Media”, produtora responsável por documentar a trajetória de Sanders e do time Buffaloes, foi revelado como foi o dia do treinador antes da cirurgia, incluindo aquele que ele descreveu como “o momento mais difícil de longe”.

"Não sei se estou preparado mentalmente, emocionalmente. Ontem à noite foi difícil, ontem foi difícil, porque tive que fazer um testamento. Não é nada fácil, pensar que você pode não estar aqui”, disse Sanders em vídeos postados em 28 de julho.

Apesar dos obstáculos que enfrenta, Sanders continua testemunhando sua fé publicamente. Na segunda-feira, a lenda da NFL usou as redes sociais para afirmar que o amor de Deus permanece incondicional.

“Vamos aprender a AMAR como se talvez não tivéssemos outra oportunidade de fazê-lo, desde que escolhamos as pessoas certas para AMAR! O amor é tão especial, tão único e tão real. Deus é AMOR e Seu AMOR é incondicional. Vamos parar de julgar, parar de odiar e deixar o AMOR nos conduzir”, escreveu ele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições