Deus protege e recompensa aquele que se compadece dos pobres

Deus protege e recompensa aquele que se compadece dos pobres

Atualizado: Quinta-feira, 21 Novembro de 2013 as 12:27

ajudaLeitura Bíblica: Provérbios 19.1-7
Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará (Pv 19.17).
 
A nossa tendência como seres humanos é admirar e ajudar os que têm mais recursos e esquecer os mais pobres. Estes, segundo um dicionário, podem ser considerados pessoas que são dignas de compaixão, infelizes ou tristes. A Bíblia nos adverte a nos compadecermos dos pobres indistintamente, e o versículo em destaque nos mostra que isso tem a ver com nosso relacionamento com o Senhor (como se fosse uma espécie de empréstimo com retorno garantido).
 
Certa vez, tive uma experiência marcante. Era um dia bastante propício para uma confraternização com amigos. Durante o percurso, algo inesperado aconteceu. Ao passar pelo meio de uma favela, percebi que um pobre menino fora atropelado, mas ninguém prestara socorro. Na verdade, meu desejo era passar “pelo outro lado” assim como o sacerdote e o levita na parábola do bom samaritano (Lc 10.31-32). Contudo, o texto que lemos hoje me impulsionou a ter compaixão daquela criança, voltando para socorrê-la. Quando cheguei ao local, sabia que poderia ser acusado da autoria do atropelamento, mas acreditei que estava fazendo isso para Deus. Enfim, o Senhor teve misericórdia de mim e, na sua soberania, deu-me o privilégio de ajudar o menino, que estava a ponto de morrer por “ausência de compadecimento”. Assim, levei-o para o hospital, onde foi salvo.
 
Diante de tudo que aconteceu, posso afirmar categoricamente que, sejam quais forem as circunstâncias, Deus protege e recompensa aquele que se compadece dos pobres. Meu amigo, você também precisa investir na ajuda aos mais necessitados. Além de agradar ao Senhor com a sua obediência, você também pode levar tais pessoas a um encontro com Deus, mostrando que você se importa com elas porque o Senhor as amou primeiro. – DMS
 
Se não amo o próximo a quem vejo, como posso amar a Deus, a quem não posso enxergar? (conforme 1Jo 4.20)
 

veja também