Deus realiza grandes feitos com recursos modestos

Deus realiza grandes feitos com recursos modestos

Atualizado: Segunda-feira, 25 Junho de 2012 as 1:55

LEITURA BÍBLICA 
Eclesiastes 9.13-16

O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem a sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1Sm 16.7). 

É impressionante como as aparências nos enganam. Ao refletir sobre isso, lembrei-me de um caso engraçado que ocorreu comigo. Nasci numa família bem simples, mas a sabedoria de meus pais sempre me chamou a atenção. Uma das atitudes sábias de papai foi o fato de ele nos dar acesso à sua oficina. Lá havia de tudo um pouco, mas o que me fascinava era contemplar as ferramentas antigas que meu falecido avô havia deixado. 

O curioso é que entre todas aquelas coisas estavam duas argolas penduradas num canto esquecido da oficina. Nunca havia tocado nelas, pois a meu ver, a julgar pela sua cor embaçada, pareciam ser de cobre, e conseqüentemente pesadas.

Quinze anos se passaram e, se me perguntassem, eu diria com todas as letras: eram de cobre e pesadas. Porém, qual não foi minha surpresa quando numa bela tarde resolvi testar uma receita de queijo que tinha aprendido no colégio. Fui todo faceiro pegar as tais argolas para usá-las na sedimentação do coalho. Quando as peguei e lavei, veio a constatação: na verdade elas eram leves, de plástico e pretas. É impressionante como nos deixamos levar pelas aparências. Eu podia jurar que eram de cobre. 

O autor de Eclesiastes nos convida a observarmos o nosso dia-a-dia, pois continua sendo tentador darmos mais ouvidos a alguém poderoso do que a um pobre, ainda que sábio. Mesmo hoje os simples têm sido deixados de lado ou esquecidos, a despeito de sua possível sabedoria e daquilo que podem fazer pelos outros. 

Quantas vezes você não perdeu uma oportunidade só porque a idéia veio de uma pessoa ”sem importância”? Que Deus nos abençoe a valorizarmos as boas ideias e, acima de tudo, a não desprezarmos alguém ou alguma coisa olhando apenas para a sua aparência. Como vimos, as aparências enganam. - RPM 

Deus realiza grandes feitos com recursos modestos – veja sua Palavra e a pessoa de Jesus!

veja também