“Devemos ter cuidado ao fazer previsões sobre a volta de Cristo”, diz John Piper

O pastor americano John Piper explica porque Jesus ainda não voltou, apesar das profecias bíblicas.

fonte: Guiame, com informações de Desiring God

Atualizado: Quinta-feira, 22 Junho de 2017 as 1:54

John Piper explica porque Jesus ainda não voltou, apesar das profecias bíblicas. (Foto: Reprodução)
John Piper explica porque Jesus ainda não voltou, apesar das profecias bíblicas. (Foto: Reprodução)

Jesus disse que voltaria em breve, mas por que a Igreja tem esperado sua volta há tanto tempo? Essa foi uma pergunta feita ao pastor americano John Piper por um ouvinte chamado Ron.

Em resposta, Piper afirma que é preciso ter cuidado para não estudar os textos do Novo Testamento de maneira superficial, ficando com a falsa impressão de um ensino enganoso sobre a rapidez da segunda vinda de Jesus.

“Não seja superficial, simplesmente reunindo um monte de textos e sugerindo algo que eles não querem dizer. Eles podem parecer ‘incriminar’ Jesus e seus apóstolos, mas estudando pacientemente, você pode se lamentar por tirar uma conclusão como essa”, disse Piper em um podcast publicado em seu blog, Desiring God.

Um dos versículos bíblicos que gera uma expectativa de brevidade é Mateus 24:34, que diz: “Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam”.

Com base nisso, o pastor esclarece: “Observe atentamente que a frase ‘todas estas coisas’ não inclui a real vinda do Senhor. O fato dessas coisas acontecerem dentro de uma geração preparam situações para a Sua vinda, mas não significam que sua vinda irá acontecer após uma geração”.

Ele esclarece que quando o Novo Testamento diz que a vinda do Senhor está próxima e Jesus Cristo está às portas, não é ensinando sobre um período de tempo. “Isso revela que ele tem aparecido. Ele cumpriu uma vasta quantidade de profecias do Antigo Testamento sobre o fim dos tempos. Essa é a maneira que eu acho que devemos entender o ‘próximo’ e ‘às portas’”, disse Piper.

Além disso, o pastor explica que a palavra “em breve”, como é dita em Apocalipse 22:12, tem origem na palavra grega tachu. “‘Em breve’ não significa necessariamente algo que irá acontecer depois de um curto espaço de tempo. Pelo contrário, ela significa de repente, inesperadamente, rapidamente”.

A Bíblia ainda mostra que Jesus não sabia o tempo de sua vinda. “Devemos ser muito cautelosos em sugerir previsões sobre o tempo da vinda de Cristo. Certamente, ele não teria dito ‘eu voltarei neste período de tempo’ se ele não sabia”, afirmou o pastor.

veja também