Dia da Mulher Presbiteriana é comemorado em todo o Brasil

Dia da Mulher Presbiteriana é comemorado em todo o Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 3:37

No segundo domingo do mês de fevereiro, comemora-se o Dia da Mulher Presbiteriana. Neste ano de 2011 o dia é 13 de fevereiro. A data faz parte do calendário oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e abrange as mulheres presbiterianas de todo o Brasil, pertencentes ou não à Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF).

A SAF é a expressão máxima do trabalho feminino na IPB. Embora algumas moças e jovens senhoras ainda não participem como sócias, é na SAF que se expressa o auxílio e o trabalho desenvolvido por mulheres na igreja.

A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios, é a do Recife, Pernambuco, criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”, e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Sua primeira  Presidente foi a Sra. Carolina Smith. A segunda SAF surgiu logo a seguir, em Rio Claro, São Paulo, no dia 08 de janeiro de 1885. A primeira Presidente foi Eulália da Gama. Após estas, muitas outras foram sendo organizadas e, hoje, as SAFs  estão em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil.

Em algumas igrejas, a SAF, com suas mulheres atuando, é mais antiga do que a própria comunidade, como é caso da Igreja Presbiteriana da Penha, em São Paulo, com a SAF dois anos mais velha do que a comunidade, que tem 55 anos.

O Dia da Mulher Presbiteriana é uma data para homenagens e agradecimentos às mulheres que dedicam tempo de qualidade para juntas orarem por suas igrejas, bem como Presbitérios e Sínodos, além de atuarem efetivamente em campanhas sociais dentro da sociedade, auxiliando a igreja em seu papel de estender a mão ao próximo.  Neste quadriênio 2010-2014, o tema da SAF Nacional é " Mulheres que Surpreendem". O tema aborda todas as mulheres presbiterianas, que de uma forma ou de outra encontram no serviço à Deus, uma forma de atender às necessidades da igreja e apoiar a liderança. De acordo com Ana Maria Prado, presidente da SAF Nacional, não há idade certa ou errada para estar na SAF, basta o desejo de ajudar na igreja local e ser usada por Deus.

O moto oficial da SAF é "Sejamos verdadeiras auxiliadoras, Irrepreensíveis na conduta, Incansáveis na luta, Firmes na fé, Vitoriosas por Cristo Jesus.” Um lema que muito se encaixa ao trabalho de todas as mulheres presbiterianas.  

veja também