Dinamarca aprova casamentos homossexuais em igreja

Dinamarca aprova casamentos homossexuais em igreja

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Com 85 votos a favor, 24 contra e 2 abstenções, o Parlamento dinamarquês aprovou a lei que permite casamentos entre homossexuais nas igrejas luteranas.

A lei foi aprovada nessa quinta-feira, dia 7, e passa a valer no próximo dia 15 de junho.

Na Dinamarca não existe separação entre Estado e Igreja, e a votação no Parlamento acabou sendo considerado um trâmite, já que a maior parte dos partidos apoiava a lei que equipara os casamentos de heterossexuais e homossexuais. Só o ultranacionalista Partido Popular Dinamarquês e alguns deputados de outros grupos de direita votaram contra.

Mesmo tendo sido aprovada, a lei não garante a realização de um casamento homossexual porque os pastores da Igreja Nacional Luterana têm direito de vetar o matrimônio caso seja contra sua consciência.

Na próxima segunda-feira, o ministro de Assuntos Eclesiásticos, Manu Sareen, apresentará o ritual de casamento entre homossexuais.



com informações do Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições