Diretor da Record afirma que IURD não interfere em minisséries

Diretor da Record afirma que IURD não interfere em minisséries

Atualizado: Terça-feira, 30 Março de 2010 as 12

No title A boa audiência de 16 pontos da minissérie 'A História de Ester' confirmou a aposta da Record em produções épicas. Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da emissora, anuncia que há outras três minisséries na mesma linha previstas e que não há interferência da Igreja Universal no projeto: "Apesar de diferentes traduções, a Bíblia é uma só".

O DIA - Como o sucesso de 'A História de Ester' influenciou na decisão da Record de lançar as minisséries 'Sansão e Dalila' e 'A História do Rei Davi' e 'José do Egito'?

Hiran Silveira - A grande recepção do público foi a nossa maior referência (16 de média com 32% de share e pico de 19 pontos, no Rio de Janeiro - chegando a ficar em 1º lugar isolado por três minutos) e só reforçou nosso projeto. Já estávamos pensando em 'Sansão e Dalila' e 'José do Egito', que vai esperar um pouco, mas também está prevista. O sucesso se deve a uma grande história, muito bem escrita e gravada com qualidade.

- Quem teve a ideia de investir em produções épicas? Para 'A História de Ester', fala-se em um investimento de R$ 5 milhões. Há interferência da Igreja Universal?

- A gente está aqui o dia inteiro trabalhando para pensar, criar e, quando essas ideias nascem elas não têm um só dono. Mas a Bíblia é a principal referência de grandes histórias. Todas as Bíblias são iguais, têm só traduções diferentes. Não houve nenhuma interferência nem obrigação.

- Já há elenco definido para tantas produções?

- Como as duas próximas minisséries serão feitas pela mesma equipe - o diretor é o João Camargo -, 'Sansão e Dalila' vai ser gravada primeiro. Não definimos os atores, mas a ideia é formar nossos protagonistas como fizemos em 'A História de Ester', com a Gabriela Durlo e o Marcos Pitombo.

- As minisséries são as meninas dos olhos da Record?

- Não podemos chamar assim porque isso causaria muita inveja. As minisséries estão em alta, mas temos outras duas grandes produções: 'Ribeirão do Tempo' e a nova parceria com a Televisa, com nome provisório de 'Cuidado com o Anjo', que vai reinaugurar nossa faixa das 19hs e para a qual contratamos a Zezé Motta.

- Contratações de atores estão nos planos?

- Namoramos bons atores, queremos sempre os melhores, mas há contratos em vigor que não podem ser quebrados. Quem for bom e estiver disponível nos interessa. Mas também esperamos contar com 5 ou 6 bons atores formados pela nossa oficina. Hoje, a Bianca Rinaldi tem a cara da Record, assim como a Renata Domingues, o Luciano Szafir, a Juliana Lohmann e a Letícia Colin.

Por Sara Paixão

veja também