Doação de sangue e medula bate recorde no Unasp

Doação de sangue e medula bate recorde no Unasp

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:15

A doação de sangue e medula óssea realizada na manhã de sábado, 21, no Unasp (Centro Universitário Adventista - campus Hortolândia), recebeu mais voluntários do que o esperado. As doações não só atingiram as metas, como ultrapassaram o limite de voluntários. Ao todo, 200 bolsas de sangue foram coletadas e 25 cadastros efetuados para doação de medula.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Paula Andrea Fonseca, “as bolsas de sangue não foram suficientes para tantos doadores”. Para o diretor do Ensino Superior do IASP, Tércio Caetano “a doação bate recorde de voluntários a cada edição”.

O aluno do 3° ano de Administração, Edílio Peres de 19 anos, decidiu doar sangue pela primeira vez. “É preciso ser solidário com o próximo. A melhor forma de ajudar é doando sangue, porque é vida”, afirmou.

A campanha aconteceu em parceria com o Lions Clube de Hortolândia e do Hemocentro da Unicamp. Segundo a professora Paula, cada bolsa pode ajudar até em três transfusões e isso faz uma diferença muito grande para quem está num leito de hospital.

O professor do IASP, Jeferson Magalhães Feitosa, é doador de medula óssea. “Resolvi doar medula, porque a probabilidade de um doador encontrar alguém compatível é rara. Optei em fazer essa solidariedade a mais com o meu próximo”, disse.

A campanha foi dividida em quatro etapas. Primeiro foi realizado um cadastro com os documentos do voluntário, em seguida há uma pré-triagem, que consiste em aferir a pressão arterial, teste de anemia, entre outros. A etapa seguinte foi uma avaliação médica para da saúde do voluntário. Só depois de todo esse processo, se estiver apto, o voluntário poderá efetivamente doar. O técnico administrativo do Hospital da Unicamp, Romano dos Santos, enfatizou que o primeiro objetivo é conscientizar as pessoas da importância de doar sangue. De acordo com ele, o sangue vai ser dividido em três componentes e distribuídos aos hospitais da Região Metropolitana de Campinas

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições