E-book: Radiografia do coração

E-book: Radiografia do coração

Atualizado: Segunda-feira, 25 Abril de 2011 as 8:04

Podemos conviver com uma pessoa por anos, mas pode-se dizer que conhecer o coração dela é impossível. O profeta Jeremias, inspirado pelo Espírito do Senhor disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9.) Ou seja, a coisa mais difícil de conhecer é o coração do homem. O coração a que a Bíblia se refere não é simplesmente o órgão do corpo humano, e, sim, o que nele é armazenado, como, por exemplo, as emoções.

O coração, segundo a Bíblia, é o centro das nossas emoções, da nossa vontade, do nosso intelecto. O Novo Dicionário Bí-6 blico (Edições Vida Nova, Vol. 1, 1991, pg 322) traz o seguinte comentário: “Na Bíblia não existe qualquer sugestão que o cérebro é o centro da consciência, do pensamento ou da vontade.

O coração é que é assim considerado. ‘Mente’ é, talvez, o mais próximo termo moderno daquilo que no uso bíblico é denominado ‘coração’, e muitas passagens bem poderiam ser assim traduzidas (Ec 1.17; Mt 5.28). O ‘coração’, entretanto, é um termo mais lato (amplo) e a Bíblia não distingue os processos racionais ou mentais da maneira em que a filosofia grega o fazia”.     Clique aqui para ler  

veja também