Ecumenismo é opção irreversível da Igreja, diz Papa a luteranos

Ecumenismo é opção irreversível da Igreja, diz Papa a luteranos

Atualizado: Terça-feira, 19 Janeiro de 2010 as 12

Bento XVI reafirmou que o caminho da busca ecumênica é uma opção irreversível da Igreja Católica. O Papa fez a declaração nesta segunda-feira, 18, ao receber a Delegação Ecumênica da Igreja Luterana da Finlândia.

Este é o 25º ano em que o grupo realiza sua visita anual ao Bispo de Roma.

Ao lembrar o número 3 da encíclica Ut unum sint, de João Paulo II - ''Com o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica empenhou-se, de modo irreversível, a percorrer o caminho da busca ecumênica, colocando-se assim à escuta do Espírito do Senhor, que ensina a ler com atenção os 'sinais dos tempos'' -, o Papa completou: ''Este é o caminho que a Igreja Católica tem sinceramente abraçado desde aquela época''.

O Pontífice também fez menção à Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, publicada há dez anos e considerada um marco no diálogo Luterano-Católico. Bento XVI classificou a Declaração como ''um sinal concreto da fraternidade redescoberta entre luteranos e católicos'', ao mesmo tempo em que saudou os trabalhos desenvolvidos na Finlândia e na Suécia com vistas a debater as questões decorrentes daquele documento.

veja também