Edir Macedo visita fazenda Nova Canaã

Edir Macedo visita fazenda Nova Canaã

Atualizado: Quarta-feira, 18 Agosto de 2010 as 3:57

De todos os projetos sociais da Igreja Universal do Reino de Deus, que não são poucos, a Fazenda Nova Canaã, no município de Irecê, Bahia, é sem dúvida um dos mais ousados. Localizada em uma região que sofre com a seca e a fome, a fazenda, que tem mais de 500 hectares de extensão, pode ser considerada um oásis de numa terra castigada pelo sol.

Em 1999, assistindo ao programa Repórter Record, o bispo Macedo, assim como todo o País, se comoveu ao ver as imagens que revelavam o sofrimento do povo de Irecê, que já foi considerada a capital do feijão, e que agora padecia com a seca impiedosa que havia transformado o solo em infértil. Assim, surgiu a ideia de construir ali um espaço que pudesse levar a esperança de volta àquelas pessoas cuja morte era certeza iminente, materializada pelo chão rachado e as canecas vazias de água, que é fonte de vida.

Alimentação e educação foram as metas básicas do projeto que hoje atende mais de 700 crianças por dia, frequentando as aulas da pré-escola à 4ª série, e que contam com assistência médica, odontológica, além de fazerem suas refeições na fazenda. A criação de gado leiteiro, porcos, galinhas e peixes reforça o cardápio dos pequeninos.

Com técnicas de irrigação inspiradas nos kibutzes israelenses, a Fazenda Nova Canaã produz milho, feijão, soja, cebola, abóbora, cenoura, beterraba, entre outras frutas e legumes, e inclui o ensino de técnicas básicas de agricultura à grade curricular dos alunos. O projeto gera, ainda, mais de 180 empregos diretos.

Em visita a Irecê, o bispo Macedo conferiu de perto os trabalhos realizados na fazenda.

Fonte; Arca Universal

veja também