Editora adventista promove encontro de autores dos livros didáticos

Editora adventista promove encontro de autores dos livros didáticos

Atualizado: Quarta-feira, 3 Novembro de 2010 as 2:29

A Casa Publicadora Brasileira (CPB), editora da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil, promoveu na capital paulista mais um encontro de autores dos livros didáticos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.  O evento reuniu cerca de 50 pessoas.

  Segundo Carmen de Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, o evento teve como objetivo estreitar os laços entre autores e editores, avaliar o trabalho realizado e traçar metas para o aperfeiçoamento do programa de produção dos materiais didáticos.

Nos últimos sete anos, a CPB, em parceria com a Rede de Educação Adventista, produziu cerca de 100 novos títulos. Em 2011, o novo material didático para a educação infantil atenderá as crianças de 3 a 5 anos. “Louvamos a Deus por isso. Neste momento, voltamos também o nosso olhar para o programa de atualização dos livros didáticos para atender a rede escolar com materiais de qualidade”, disse Carmen Souza. 

Ensino Médio - Ainda em São Paulo, nos dias 25 a 27 de outubro, o I Simpósio do Ensino Médio reuniu aproximadamente 80 pessoas, entre elas o diretor da Rede de Educação Adventista na América do Sul, professor Edgard Luz, diretores de Educação das sete uniões administrativas localizadas no Brasil, autores, consultores pedagógicos, editores e gerência dos livros didáticos.

O foco da programação foi o Enem [email protected] , na qual estiveram ministrando palestra integrantes do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cesp-UnB), que orientaram os autores e consultores a elaborarem e analisarem questões de múltipla escolha dentro do formato das competências e habilidades do Enem para serem multiplicadores na Rede de Escolas Adventistas. “É a primeira vez que temos esse tipo de simpósio. Para o próximo ano, estamos planejando trabalhar com questões abertas e discursivas”, adianta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Doris Lima.

Para os professores, neste ano, o Portal da Educação Adventista passou a oferecer no canal Educadores, o Enem [email protected] . Já a novidade para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio em 2011, é um fascículo com explicações essenciais sobre o Enem; matriz das competências e habilidades, bem como os conteúdos que serão cobrados no exame.  Além disso, os estudantes também contarão com provas comentadas e um guia de estudo para um trabalho semanal.

Outro lançamento do Sistema [email protected] de Ensino é o Faça Texto, um fascículo anual destinado a cada ano do Ensino Médio, que visa preparar os estudantes para os vestibulares e Enem na parte de redação. Os fascículos trabalharão as cinco principais tipologias (instruir, relatar, expor, narrar e argumentar) com gêneros diferenciados: música, cartaz, crônica, artigo de opinião, charges, etc. 

Para Ubirajara de Farias Prestes Filho, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de fascículos e livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio da CPB, participar do simpósio foi uma oportunidade de reencontrar os amigos e reforçar a missão. Segundo ele, foram esclarecedoras as apresentações sobre os critérios para o novo Enem.

“Como profissionais de áreas específicas, geralmente discutimos os problemas que nos dizem respeito. No meu caso, o foco da minha formação foi a área de História. Mas a preocupação dos organizadores do simpósio foi mostrar modelos de ensino que perpassam todas as áreas. Fomos desafiados a tornar o material didático ainda mais útil e prático ao cotidiano do aluno”, explica o professor.

veja também