Editora lança Bíblia minúscula para entrar no livro dos recordes

Editora lança Bíblia minúscula para entrar no livro dos recordes

Atualizado: Quarta-feira, 23 Novembro de 2011 as 11:41

Uma Bíblia minúscula lançada nesta quinta-feira (10) pela editora romena Anca Print, da pequena cidade de Buzau, pode conseguir a proeza de ser reconhecida pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como o menor livro sagrado do mundo. Ao menos é o que esperam seus criadores.

Com apenas 32 páginas e o tamanho de uma caixa de fósforos, a publicação é tão pequena que, para ser lida, é necessária uma lupa especial, informaram à Agência Efe fontes da editora.

Escrita em língua romena, que também gerou uma versão em inglês por seu aspecto curioso, a menor das bíblias pode ser adquirida por US$ 20, trazendo como "brinde" a lupa especial para ser possível a leitura. As vendas já estão sendo realizadas pela internet e por uma livraria de temas religiosos da cidade romena, localizada na região oeste do país europeu.

O pequeno livro ficou pronto depois de cinco anos de um meticuloso trabalho, e os responsáveis pelo projeto já entraram em contato com o Guinness Book, que irá decidir em dezembro se ela realmente é a menor das bíblias. O atual recorde pertence a uma editora inglesa, que, em 1974, imprimiu a publicação com o mesmo tamanho, mas bem mais grossa, com 800 páginas.

Até o momento, a tiragem impressa é de 200 cópias, mas, com a repercussão da novidade, a editora Anca Print pretende lançar ainda mais 500.    

veja também