Editora lança guia para pais ensinarem espiritualidade aos filhos

Editora lança guia para pais ensinarem espiritualidade aos filhos

Atualizado: Segunda-feira, 20 Junho de 2011 as 1:51

Muita gente acredita que é na igreja que se aprende sobre Deus e todas as coisas relacionadas à espiritualidade. Os pastores americanos Kurt Bruner e Steve Stroope discordam. No livro A fé começa em casa, eles defendem que a orientação passada de pai para filho é essencial para se formar uma base sólida no importante caminho da fé. E mais: garantem que esse ensino é possível por meio de metáforas e brincadeiras, como pique-esconde e pega-pega, que passam mensagens claras e simples para as crianças.

“Toda criança adora brincar de pique-esconde. Este jogo simples pode ser usado para ilustrar a verdade ensinada no salmo 139:7-10, de que não podemos nos esconder de Deus porque ele está em todos os lugares. Após ler essa passagem para os filhos, brinque de pique-esconde com eles. Quando alguém for encontrado, grite ‘você não pode se esconder de Deus’. Isso reforçará a verdade bíblica na mente de seus filhos.”

Outra dica dos autores é que os pais incentivem a leitura dos filhos para ampliar a visão deles sobre crenças fundamentais. Assim, na hora do jantar, por exemplo, a família tem sobre o que conversar e as crianças podem debater sobre aquilo que aprenderam. Isto dá ainda mais confiança e credibilidade durante o diálogo, que deve ser considerado um momento de alegria e amor, e não algo obrigatório.

Como observam os autores, é no ambiente familiar que se lançam os fundamentos da vida espiritual de uma pessoa. O lar é tanto a academia quanto o campo de provas de qualquer criança que um dia se tornará um adulto com fé inabalável.

Sobre os autores Kurt Bruner é pastor da Igreja Lake Pointe, na cidade de Rockwall, no Texas (EUA). Autor de vários best sellers sobre criação de filhos e família, Kurt também foi vice-presidente da organização Focus on the Family por vinte anos.

Steve Stroope é pastor presidente da Igreja Lake Pointe. Baseado no princípio segundo o qual uma igreja só cresce quando investe em discipulado e evangelismo, sua congregação conta atualmente com cerca de 11 mil membros. Tem duas filhas e quatro netos.

veja também