Editora Luz para o Caminho visita feira de tecnologia em Las Vegas

Editora Luz para o Caminho visita feira de tecnologia em Las Vegas

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 11:16

Las Vegas, por uma semana deixou de ser a cidade do pecado para ser a cidade da comunicação. De 09 a 15 de abril aconteceu mais uma edição da NAB Show. E a LPC, que investe forte na renovação de ideias e soluções para sua vocação de levar o evangelho de Cristo através dos meios de comunicação, enviou dois representantes, Jaider Rodrigues e Wagner Werneck, à NAB Show que trouxeram informações importantes das inovações e tendências tecnológicas.

Organizada pela National Association of Broadcasters (NAB), a Feira NAB Show é destinada às empresas que atuam nas áreas de rádio, multimídia, eletrônica e telecomunicações. Nesta edição (2011) cerca 1,5 mil expositores de 157 países participaram da feira. A cerimonia oficial aconteceu no dia 11 de abril no Auditório do Hotel Hilton, e contou com a presença de pessoas muito importantes no meio da comunicação, como o prestigiado Eddie Fritts, que recebeu homenagem por seu reconhecido trabalho no meio da comunicação mundial.

Um momento emocionante, foi o reconhecimento da garra dos japoneses que estavam ali representados por uma grande comitiva, foram aplaudidos em pé por todos os participantes do evento. James Cameron, diretor de vários filmes de ficção, e Vince Pace, efeitos visuais, foram as estrelas do dia falando do futuro da tecnologia 3D no cinema e na Tv, “A televisão é o futuro do 3D”, disse Cameron na apresentação. Segundo ele, já existe uma oferta razoável de televisores 3D no mercado e a tecnologia deve ser ainda mais difundida com os modelos de televisores que usam óculos passivos (os mesmo usados nas salas de cinema, que não precisam de baterias e são mais baratos).

O problema contudo, é a produção de conteúdo 3D que ainda necessita tanto de equipamentos como profissionais preparados para essa nova tecnologia. A ênfase desta edição da NAB Show foi ”Integração e Conteúdo”. Os hábitos do telespectador mudaram, hoje é raro ver uma família inteira reunida para assistir a um programa de tv, agora é cada um na sua mídia, celular, internet... E até decidem o conteúdo das séries como no caso de “Walking Dead”, “Gree”e o fenomeno “Lost”. Com isso a convergência das mídias torna-se fator de extrema importância. (Painel ministrato por Henry Jenkins autor de “Cultura da Convergência”).

A feira de exposição de equipamentos foi sem dúvida um espetáculo. Câmeras de todos os modelos e marcas para “degustação” de técnicos sedentos de novidades. Para equipamentos de produção profissional de HDTV, destaque para a câmera HPX 3100 da Panasonic, robusta, grava full hd, sistema de gravação confiável em P2 e preço muito competitivo. Também foi destaque os modelos das câmeras da Sony Cine Alta; HDW 650F, F23 e F35, utilizados para produção cinematográfica e comercial. O que não faltou também foram lançamentos de acessórios para câmeras de baixo custo e alta performance como a câmera Canon 5D Mark II.

Diversos tipos de estabilizadores, controles de foco e equipamentos de movimento foram apresentados aos usuários deste segmento que tem crescido muito no meio da produção audiovisual. O que mais chamou a atenção foi o lançamento do switcher Aten da Black Magic Design, que além de excelente equipamento, tem custo muito baixo em relação a outros do mesmo segmento. Em suma, foi um evento importante que nos desafia a melhorar a forma e a qualidade de nossas produções, pois trabalhamos com o melhor conteúdo de todos os tempos, o Evangelho.  

veja também